Este uso inusitado para a CASCA DE COCO vai revolucionar a forma como você cozinha!
Conheça este uso para lá de inusitado da casca de coco que pode facilmente revolucionar a forma como você prepara seus alimentos.
O impressionante das frutas é que até os “resíduos” delas podem ter alguma utilidade. A casca de coco não foge a isso, e inclusive tem um uso para lá de impressionante.
Veja também: Essas são as formas CORRETAS para usar a folha de alumínio; método pouco conhecido
Para evitar desperdiçar, é bom conhecer diferentes utilidades que essa casca pode apresentar.
Nas próximas linhas, você vai descobrir que uma simples casca de coco pode revolucionar a forma como você cozinha.
Este uso da casca de coco é surpreendente
Assim como a casca da banana e a casca do ovo, a casca do coco pode ter uma funcionalidade que surpreende. Embora quase ninguém saiba disso, um uso que a casca de ovo pode assumir é o de carvão vegetal.
Mas primeiro você precisa se livrar de componentes que não facilitam a combustão, como a água e alcatrão.
Você vai usar um forno ou tambor especial para tirar a umidade das cascas. Não para transformar esse material em cinzas, mas sim em um tipo de carvão. Desde já, você deve saber que esse processo demora e não é algo que você faz da noite para o dia.
Para começar, você deve limpar as cascas de coco e retirar as fibras que ficam na parte externa, já que elas são inflamáveis – e vão fazer a casca pegar fogo e não cozinhar. As cascas precisam de seis meses para se curar e, para isso, você deve guardá-las em um lugar seco.
Passado esse tempo, é preciso colocar as cascas de coco em um tambor ou forno para converter em carvão. Não é legal deixar as cascas de coco terem contato direto com as chamas, por isso tenha atenção. A ideia é que nesse ambiente as cascas possam secar totalmente, ficando a uma temperatura entre 260 e 482 °C.
Depois disso, vai ser necessário cozinhar as cascas durante três a cinco horas. A ideia é que seja possível perfurá-las sem que elas estilhacem e você pode ir pegando uma casca e outra para testar.
Quando as cascas estiverem no ponto, agora vão ser carvão e poderão ser retiradas do forno. Se quiser, pode dividir as peças, para ficar com mais forma de carvão.
Por que usar a casca de coco como carvão?
Em países em que a população tem um acesso muito restrito a combustíveis fósseis, é comum optar por usar a casca de coco.
Essa escolha é muito boa, porque a casca de coco pode funcionar perfeitamente como um carvão vegetal. E o melhor é que é mais sustentável.
Você até mesmo pode usar esse tipo de carvão para grelhar alimentos.
Outros usos da casca de ovo
É comum que as pessoas descartem o que não podem consumir das frutas, ou o que acreditam que não podem consumir. Não é à toa que é comum as sementes de mamão serem descartadas. Só que até as sementes dessa fruta podem ser aproveitadas e usadas como tempero.
No caso da casca de coco, ela também pode assumir outros usos. Confira a seguir alguns deles.
Vasos para casa
Além do uso inusitado que comentamos sobre as cascas de coco ainda tem mais. Elas podem facilmente vir a substituir utensílios feitos com barro, cimento e plástico. O artesanato pode ser o caminho mais sustentável.
Chá
Um uso que poucas pessoas conhecem é para fazer chá. Você só precisa quebrar a casca em pedaços menores, colocar em uma panela com água e levar ao forno, para deixar ferver por alguns minutos. Esse chá é bom porque hidrata e repõe muitos sais minerais (potássio, por exemplo). Algumas pessoas tomam depois do treino físico.
Adubo para plantas
As cascas de coco podem ser uma opção interessante de adubo para plantações, somadas a outras matérias orgânicas. A casca apresenta uma alta capacidade de retenção e água e nutrientes, sendo ideal para o cultivo hidropônico de várias espécies vegetais.