Como fazer mudas de plantas em casa: passo a passo simples e rápido

Confira esse passo a passo geral do que é preciso fazer para ter mudas de plantas em casa e como cuidar delas.


Quem tem plantas em casa às vezes pode querer expandir a quantidade de uma mesma espécie sem necessariamente precisar novas plantas ou mudas, sendo bom saber como fazer mudas de plantas sem precisar sair.

Veja também: As 7 melhores plantas para ter DENTRO DE CASA e seus benefícios

E a parte boa disso é que essa tarefa é econômica e bem fácil de se fazer.

Como fazer mudas de plantas em casa: passo a passo simples e rápido
(Imagem: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Para ter sucesso ao fazer mudas das plantas que já possui, é bom seguir alguns passos fundamentais. Confira a seguir.

1) Conhecer os tipos de mudas

Você deve separar o primeiro momento para se dedicar a conhecer diferentes tipos de mudas, para escolher a muda que você quer na sua casa.

Nessa etapa, o que você precisa fazer é descrever os diferentes tipos de mudas que você pode tirar para fazer plantas se desenvolverem. Entre as opções, você vai ter:

  • mudas de caule: tipo de muda que conecta as raízes com as folhas e sustenta folhas e estruturas de reprodução, apresentando nós e entrenós.
  • de folhas: quando formada, parte da planta apresenta raiz abundante e várias folhas.
  • mudas de raízes: são aquelas enxertadas em condições de viveiro e que apresentam forma de toco.

2) Selecionar ferramentas e materiais

Depois de escolher a muda, você precisa se preocupar em ter em mãos as ferramentais e materiais que vão te ajudar a fazê-las. Afinal de contas, não basta misturar a muda à terra.

O que as pessoas acabam precisando quando vão fazer mudas de plantas são itens como tesouras ou faca afiada. Nesse processo também costumam ser precisos pó ou gel de hormônio de enraizamento, solo, recipientes e, sobretudo, água.

É bom conseguir todos esses equipamentos antes de dar um próximo passo, para ter sucesso em fazer mudas de plantas.

3) Escolher as plantas que você quer

A escolha das plantas é muito importante, porque você precisa planejar bem como vai fazer para cuidar para que a planta que pretende ter se desenvolva bem.

Uma coisa que você vai ter que levar em consideração são as condições do ambiente, como clima, tempo, exposição à luz e mais, além de pensar também em características da planta, como taxa de crescimento, saúde e por aí vai.

É bom pensar em tudo isso para ter êxito no cultivo de uma muda e conseguir ver a planta crescer forte e saudável. Se você escolher uma planta que não se dê bem com o clima local, por exemplo, vai apenas perder tempo e material.

4) Preparar as mudas

Depois de executar os passos anteriores, chega a hora de preparar as mudas. Nessa etapa, o que você precisa fazer é primeiro escolher os ramos mais jovens da planta.

Os ramos mais jovens são os mais fáceis de dar vida a uma nova planta. Após separá-los, você deverá usar o objeto pontiagudo que separou (a tesoura ou a faca) e fazer a divisão de touceira (retirando da planta as partes que ficam nas suas bordas) ou a estaquia (cortando pequenas estacas de caule, raízes ou folhas), de acordo com o tipo de muda que deseja.

Tendo uma parte da planta como muda, você irá poder fazer o novo plantio.

5) Faça a enraização

Chegou a hora de fazer a enraização da planta. Antes de enraizar a muda, você terá que remover folhas em excesso e arrumar o solo, de modo que ele sirva como uma espécie de cama para a muda.

O excesso de folha (ou a outra muda que você encomendou) deverá ser mergulhado em hormônio de enraizamento, no solo. A partir disso, é só arrumar a muda e o solo. No mais, é bom saber que o hormônio vai fixar e plantar a muda no solo.

6) Observe o desenvolvimento

Depois de enraizar, você fica precisa ficar de olho no desenvolvimento da sua muda. A manutenção dela é muito importante para que você tenha novas plantas da mesma espécie em sua casa.

Em relação a isso, o que você vai precisar fazer é cuidar da iluminação (o ideal para mudas é pegar uma quantidade razoável de sol, ficando em meia sombra) e da rega, que idealmente deve ser feita com pulverizador, à noite.

O que você precisa fazer nessa etapa de pura observação é manter o substrato úmido e fazer as adubações.

7) Cuide bem da planta

Quando perceber que a planta se desenvolveu bem e atingiu a maturidade, tudo que você vai precisar fazer é se preocupar em fazer as regas e os cuidados que ela precisa.

É bom estudar bem a planta que você quer ter em casa, para preservá-la bem.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.