IPVA 2021 PE: pagamentos iniciam nesta semana. Confira o calendário completo e ATUALIZADO
O pagamento do IPVA 2021 PE começa nesta semana! Aqui, apresentamos o calendário completo e atualizado do imposto. Confira e saiba quais são as datas, para evitar perdê-las, o que pode trazer complicações com o Detran do estado.
Calendário IPVA 2021 PE
O calendário traz as datas máximas de pagamento do IPVA, estabelecidas com base no número final da placa do veículo. Veja, a seguir, quais são os prazos de vencimento:
Pagamento em cota única (à vista)
- 9 de fevereiro: final de placa 1 e 2;
- 12 de fevereiro: final de placa 3 e 4;
- 19 de fevereiro: final de placa 5 e 6;
- 23 de fevereiro: final de placa 7 e 8;
- 26 de fevereiro: final de placa 9 e 0.
Pagamento parcelado
Final de placa 1 e 2
- Primeira parcela: 9 de fevereiro;
- Segunda parcela: 9 de março;
- Terceira parcela: 6 de abril.
Final de placa 3 e 4
- Primeira parcela: 12 de fevereiro;
- Segunda parcela: 12 de março;
- Terceira parcela: 9 de abril.
Final de placa 5 e 6
- Primeira parcela: 19 de fevereiro;
- Segunda parcela: 17 de março;
- Terceira parcela: 17 de abril.
Final de placa 7 e 8
- Primeira parcela: 23 de fevereiro;
- Segunda parcela: 24 de março;
- Terceira parcela: 20 de abril.
Final de placa 9 e 0
- Primeira parcela: 26 de fevereiro;
- Segunda parcela: 31 de março;
- Terceira parcela: 28 de abril.
Como pagar o IPVA 2021 PE
Há duas opções de pagamento do IPVA 2021 PE: em cota única (à vista) ou parcelado. Se optar por quitar a dívida de uma vez, terá desconto de 7% sobre o valor total do imposto.
Caso escolha o pagamento parcelado, não há descontos e é possível dividir o valor em até três vezes pagas ainda no primeiro semestre no ano.
Instituições financeiras como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú, casas lotéricas e Banco Postal podem receber o pagamento do IPVA 2021 PE.
As guias de arrecadação do imposto, o tradicional boleto, são disponibilizadas no serviço de consulta Detran PE, no site do órgão. Para realizá-lo, é preciso informar a placa do veículo.
Pagamento do IPVA 2021 PE em 12 vezes
Regularmente, o pagamento do IPVA é disponibilizado em até três parcelas. Mas, não é todo mundo que consegue arcar com o valor. Pensando nesses contribuintes, o Detran PE disponibiliza o parcelamento em até 12 vezes.
Essa alternativa é realizada por fintechs, como a Flexpag, que é uma das empresas que possuem convênio com o Detran PE e Secretaria de Fazenda do Estado. Se optar pelo parcelamento em mais vezes, o contribuinte consegue fazê-lo no cartão de crédito.
Mas, atente-se a um detalhe: as fintechs que prestam o serviço de parcelamento em mais vezes cobram uma taxa para realização do serviço. Tal valor extra é embutido nas parcelas mensalmente.
Cada fintech tem liberdade para estabelecer taxas. Mas, de modo geral, quanto maior a quantidade de parcelas, mais alto os valores das taxas. No final, o montante total pago no imposto é maior ao adotar essa alternativa.
Redução no IPVA 2021 PE
O IPVA PE de 2021 sofreu uma redução média de 3,50% em comparação ao ano de 2020, de acordo com dados da Secretaria de Fazenda do Estado de Pernambuco e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A maior queda foi para automóveis, que tiveram redução de 5,27%. Já os micro-ônibus sofreram redução de 2,48%. Tais baixas representam, também, uma depreciação dos veículos durante 2020.
O que acontece se não pagar o IPVA PE?
Nem sempre sobra dinheiro no mês para pagar o IPVA. Mas, o que acontece se deixar de quitá-lo? O problema imediato é o crescimento da dívida, já que sobre o valor do imposto há incidência de multas e juros.
Se o imposto ficar um longo período sem pagamento, existe a possibilidade de sua inscrição na dívida ativa, o que impossibilita o contribuinte de conseguir crédito.
Além desse problema, há outro que muitos se esquecem: a impossibilidade de realizar o licenciamento obrigatório anual, que regulariza a situação do veículo e renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).