Chery Tiggo 9 versus Jeep Commander: veja um comparativo entre as duas SUVs
Apesar de gosto pessoa dar a última palavra na escolha do carro, encontramos claras divergências entre os dois SUVs tão desejados.
O mercado de SUVs está cada vez mais competitivo, com diversas marcas e modelos oferecendo diferentes níveis de desempenho, tecnologia e design. Dois carros chamam a atenção neste nicho. Tanto que cabe um comparativo entre o Chery Tiggo 9 e o Jeep Commander, mostrando todos os detalhes de cada um.
Assim que colocamos um carro de lado para o outro podemos observar atentamente cada detalhe. Ambos são veículos potentes, com 7 lugares e muito espaço interno.
Mas, apesar de semelhantes à primeira vista, pouco a pouco encontramos as principais diferenças.
Comparativo entre o Chery Tiggo 9 e o Jeep Commander
Motor
O Chery Tiggo 9 vem com um motor 1.6 Turbo com injeção direta que produz uma potência máxima de 187 cavalos (cv) e torque de 28 quilograma-força (kgf).
O Jeep Commander, por outro lado, é equipado com um motor 1.3 Turboflex que não deixa a desejar. Ele produz uma potência máxima de 185 cv quando abastecido com álcool e 180 à gasolina. O torque é de 27,5 em ambos os casos.
Assim sendo, ambos os modelos ficam bem próximos um do outro. Apesar do Tiggo ter uma vantagem, ela é bem inexpressiva.
Desempenho
Quando tratamos o poder do motor, o Chery Tiggo 9 apresenta uma velocidade máxima de 205 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Enquanto isso, o Jeep Commander tem uma velocidade máxima de 202 km/h a álcool e 200 km/h a gasolina e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.
Assim, apesar do Tiggo apresentar um poder de aceleração e velocidade máxima mais significativos, os dois SUVs mais uma vez praticamente empatam.
Aproveitamento de combustível
Em aproveitamento médio de combustível o Chery Tiggo 9 alcança médias de 12 km/l na estrada e 10 km/l na cidade. Já o Jeep Commander apresenta médias de 8,3 km/l na estrada e 6,9 km/l na cidade quando abastecido a álcool, e de 11,8 km/l e 9,8 km/l respectivamente quando à gasolina.
Os dois modelos oferecem um bom desempenho em termos de economia de combustível, mas o Chery Tiggo 9 é ligeiramente mais eficiente, mesmo quando o Commander está sendo alimentado por gasolina.
Design e espaço interno é onde o comparativo entre o Chery Tiggo 9 e o Jeep Commander se intensifica
O Chery Tiggo 9 tem um design moderno e atraente, com uma frente agressiva e linhas elegantes. O Jeep Commander também tem um visual imponente, com uma grade frontal icônica e linhas retas.
Apesar do design ser um ponto dependente de gosto pessoal, algo que podemos analisar é o espaço de porta-malas dos SUVs. Assim, no carro da Caoa ele tem 193 litros de volume, ampliado para 889 litros quando se retrai os bancos. Já o modelo da Jeep começa em 233 litros e pode ser ampliado para 661 litros.
Aqui vemos uma inversão interessante. O volume do Jeep Commander é muito maior quando os 7 bancos estão sendo utilizados, mas perde de lavada em volume estendido.
Tecnologia
O Chery Tiggo 9 vem com várias tecnologias avançadas, como carregador de celular wireless, frenagem automática, alerta de colisão frontal e um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas.
O Jeep Commander também oferece muitas tecnologias avançadas, como um sistema de áudio premium, computador de bordo e piloto automático.
Em termos de tecnologia, ambos os modelos são bem equipados, mas o Chery Tiggo 9 tem algumas características avançadas que são muito atraentes.
Preço
Por fim, quando tratamos de preço o Cherry Tiggo vem como uma opção mais acessível, sendo vendido a partir de R$ 181.990,00. O Jeep Commander está sendo negociado a R$ 272.290,00. Clara vantagem do carro chinês.
Comparativo Chery Tiggo 9 e Jeep Commander: Qual escolher?
Tanto o Chery Tiggo 9 quanto o Jeep Commander são excelentes opções de SUVs, com características muito semelhantes. Ao fim, dependerá bastante do gosto pessoal escolher qual o melhor para você, mas há alguns pontos de divergência que podem ajudar na decisão.
O Chery Tiggo 9 é mais interessante de maneira geral. Isto porque, por conta de seu preço consideravelmente mais baixo, tudo o que ele traz de equipamento e desempenho se torna ainda mais atraente Ele conta com tecnologias práticas, como o carregador wireless, além de aproveitamento de combustível interessante.
Apesar de perder no volume mínimo de porta-malas, ele ultrapassa com folga seu concorrente quando se abaixa os bancos traseiros. Assim, pode-se afirmar que, para o público geral, o Tiggo 9 é uma opção bem mais atraente.