O guia definitivo para plantar Girassóis: tudo o que você precisa saber está aqui!
Conheça finalmente o guia definitivo para plantar girassóis no jardim de sua casa e saiba o que precisa fazer para ter sucesso.
O girassol é uma planta muito elegante e charmosa, que muitas pessoas gostariam de ter em casa. Para isso, é preciso saber como plantar girassóis do jeito certo.
Veja também: Energize sua casa: 6 plantas que absorvem energia negativa
Essa planta, que faz movimentos que acompanham o sol ao longo do dia, é uma ótima pedida para a decoração da casa. Você só precisa saber mesmo como cuidar dela.
Nas próximas linhas, você vai ficar por dentro do guia definitivo para plantar essas grandes aliadas do sol.
1) Escolha o lugar ideal
Pelo nome que a planta possui, você já deve imaginar que girassol é uma planta que gosta de locais ensolarados. Por isso, o primeiro ponto que você tem que levar em consideração na hora de escolher onde plantar é esse.
É bom pensar nesses locais que recebem bastante sol durante o dia, porque o girassol até gosta de solo úmido, mas é importante ter um equilíbrio.
Inclusive, nada de escolher locais com solo pobre em nutrientes.
2) Prepare o solo
Em seguida, vem a fase de preparação do solo. Você vai precisar que ele esteja drenado e seja fértil.
Antes de plantar, cave um buraco de 30 cm e observe se não tem detrito de pedras e semelhantes no solo. Caso tenha, você vai ter que remover, porque isso pode se tornar um problema para o desenvolvimento do girassol.
Dá para adubar o solo e ajustar o pH antes de plantar, porque girassol gosta do solo levemente ácido (com pH entre 6,0 e 7,5). Fazer o ajuste não é difícil. Você só precisa de um kit de teste de pH para medir o pH do solo e seguir as instruções.
3) Escolha as sementes de girassol
O próximo passo é escolher as sementes de girassol que você vai plantar. Você tem que selecionar aquelas sementes que estão visivelmente saudáveis e também que correspondam às suas expectativas.
Tem girassóis que são pequenos, mas também tem girassóis que são gigantes. Você deve escolher a semente que é o que você espera ver quando a planta já estiver desenvolvida.
Considere a sua disponibilidade para cuidar da planta e também considere o local onde vai cultivar.
4) Plante as sementes
Essa etapa não é difícil. Você só precisa ser cuidadoso ou cuidadosa quando chegar nela, para garantir que fará esse serviço com sucesso. Nessa etapa, você deve remover quaisquer ervas daninhas, além dos detritos de pedras que comentamos, no solo que já preparou.
Depois, você irá colocar as sementes entre 2 a 3 cm no solo. Tenha em mente que é importante ter uma distância entre as sementes, que deve ser de cerca de 30 cm.
Caso você esteja plantando em fileiras, mantenha uma distância de cerca de 60 cm entre elas.
5) Cuide bem do girassol
Para ter um girassol saudável, o que você precisa fazer é regar a planta com regularidade, para manter o solo úmido. Algo que também vai te ajudar é usar fertilizantes, porque essa planta costuma se dar bem com fertilização.
Inclusive, uma boa notícia sobre os cuidados com essa planta é que girassóis são plantas de haste única, o que significa que não precisam de cuidados exagerados. Você não precisa ficar podando essa flor.
Por outro lado, é bom fazer sempre uma inspeção de controle de praga, para saber se está tudo certo com a sua planta. Use inseticidas naturais para manter as plantas bem protegidas.
6) Resolva os problemas
Infelizmente, as pragas vão direto nos girassóis e estão prontas para prejudicar essas plantas. É bom ficar sempre de olho e aplicar inseticida assim que perceber que as plantas estão sendo atacadas.
Como o girassol precisa de bastante sol, isso pode acabar gerando um problema, que é a falta de água. O melhor a se fazer é prevenir, monitorando a quantidade de água no solo.
O girassol é uma planta de haste única, mas pode ser que de repente você se depare com alguns brotos laterais. Se isso acontecer, é bom podar para que esses brotos valorizem a flor principal.
7) Adube regularmente
A rega é muito importante para os girassóis, principalmente quando eles estão em pleno período de crescimento. Dê bastante atenção à sua planta, especialmente em épocas mais quentes.
Além de precisar de solo úmido e fértil para ter boa saúde, os girassóis precisam de adubo para atingir esse mesmo objetivo. Sendo assim, uma boa ideia é adubar regularmente a planta com matéria orgânica.
Isso vai ajudar o girassol a receber os nutrientes que precisa para manter um bom desenvolvimento.