Ranking: as piores continuações de filmes da história; estragaram a franquia?

Decepcionado com a sequência de algum filme? Bem, dificilmente ela é tão ruim quanto as piores continuações de filmes que listamos aqui.


Quem nunca se decepcionou com a sequência de um filme, não é mesmo? Bem, o que acontece é que algumas franquias realmente quase foram liquidadas após continuações filmes serem consideradas algumas das piores da história.

Veja Também:

Succession: 5 ensinamentos da série da HBO para refletir sobre sua vida familiar

Em geral, considera-se que dificilmente uma sequência consegue ser tão boa quanto o filme original. No entanto, bem sabemos que várias continuações de filmes ficam incríveis e muito além das expectativas.

Ranking: as piores continuações de filmes da história; estragaram a franquia?
(Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

Infelizmente, esse não foi o caso de nenhum dos filmes que listamos abaixo, considerados algumas das piores continuações de filmes da história.

Rocky V

Todo amante de filmes de ação dos anos 80 já assistiu, e provavelmente tem como uma das preferidas a franquia de Rocky – O Lutador para sempre imortalizado por Sylvester Stallone. 

Porém, não há amor de fã que consiga passar pano para Rocky V, sequência desastrosa de 1990 que quase enterrou a saga para sempre.

Nesse desastre cheio de clichês, acompanhamos o lutador sendo obrigado a se aposentar, e após voltar a ser pobre, tendo problemas com a família e treinando um pupilo ingrato. Para piorar, tudo é encerrado em uma cena confusa e irrelevante de briga de rua.

Felizmente, em 2006 Stallone decidiu revisitar seu amado personagem lançado Rocky Balboa, sexto filme da franquia. Muito mais profundo que qualquer outro, o longa lavou a alma de todos os fãs, e de longe é o segundo melhor filme da franquia (perdendo apenas para o original).

A Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras

A Bruxa de Blair foi um marco para o gênero terror.

Sua forma estilo “câmera de segurança” e o marketing que vendia o filme como sendo uma história real tiveram a reação esperada, e o longa se tornou um “viral”, sendo amado (e odiado) por público e crítica.

Infelizmente, o que foi uma benção para o filme original, acabou sendo uma maldição para sua sequência. Após a revelação de que o primeiro filme não tinha nada de real, o público perdeu um pouco de interesse por uma continuação.

Quando essa foi lançada deixando de lado o estilo “inovador” do primeiro filme e com um roteiro bem mais “comum” para o gênero o flop do longa foi generalizado tanto em bilheteria, quanto na opinião do público.

Matrix Revolutions

Ah Matrix! Se existe um filme que revolucionou o modo como o cinema seria feito a partir dos anos 2000 foi esse.

Com um elenco impecável encabeçado por Keanu Reeves e uma história de ficção científica cheia de filosofia existencialista atrelada à efeitos efeitos nunca vistos antes, o filme se tornou o preferido de muita gente.

Porém, suas sequências acabaram decepcionando bastante.

Já a partir do segundo filme (Reloaded) é perceptível que parte do encanto da história é quebrado, tomado por um início de romance clichê e uma “jornada do herói” como tantas outras. Porém, ainda havia certa esperança para que o fecho da trilogia retomasse o gás do filme original.

Infelizmente isso nunca aconteceu, e ainda que não seja o pior filme do mundo, com certeza Matrix Revolutions, em comparação com as expectativas, acabou sendo uma das piores continuações de filmes da história.

O Massacre da Serra Elétrica 2 (e todos os outros)

Em 1974 o diretor Tobe Hooper lançava um dos filmes de terror mais violentos da história e que para sempre seria usado como referência para o gênero.

O Massacre da Serra Elétrica foi um enorme sucesso de público e de crítica, inventando conceitos como o da “final girl” e de um assassino mascarado.

Mas é claro que uma obra-prima sangrenta como essa jamais poderia ser replicada, e não apenas sua continuação lançada em 1986 como todos os outros filmes que tentaram reviver essa história são terríveis, incluindo o mais recente, lançado pela Netflix em 2022.

Karatê Kid 4 – A Nova Aventura

A trilogia Karatê Kid marcou a infância e juventude de muitas pessoas que tinha em Daniel Larusso (Ralph Macchioe no Sr. Miyagi (Pat Moritaalguns de seus personagens favoritos.

Quando em 1994, Macchio decidiu não voltar para mais uma sequência da franquia, os produtores ainda assim resolveram continuar com a ideia.

Assim, estreou Karatê Kid 4 – A Nova Aventura estrelada por uma jovem (e já talentosa) Hilary Swank, ,as que infelizmente não conseguiu decolar.

Com vários momentos construídos praticamente como um remake do filme original de 1984, o longa não agradou os fãs e passou a ser considerado uma das piores continuações de filmes da história.

Star Wars – A Ascensão Skywalker

Nosso último filme da lista de piores continuações de filmes da história não poderia ser outra se não esse desastre monumental e revoltante que é A Ascensão Skywalker.

O último filme da terceira (e desnecessária) trilogia Star Wars é tão ruim que após seu lançamento, muitos fãs passaram a fazer protesto para que toda a terceira trilogia fosse desconsiderada do cânone da saga.

O motivo? Simples, o filme de J.J. Abrams simplesmente acaba com toda a lógica das duas trilogias originais, revivendo o grande vilão da história que havia sido derrotado por Luke Skywalker (Mark Hamilao final da trilogia dos anos 70.

Para além disso, há vários outros problemas de roteiro, mortes desnecessárias de personagens clássicos, entre outras escolhas de narrativa espalhafatosas que por pouco não acabam com toda a franquia.

VEJA Também:

7 filmes de Sessão da Tarde pra curtir na Netflix e passar o tempo

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.