Mike Flanagan: 5 filmes e séries que todo amante de terror deveria conhecer

Felipe Matozo

16/03/2023

Mike Flanagan é um dos principais nomes da “nova geração do terror” no cinema e nos streamings, já que ele é responsável por dirigir, escrever e produzir algumas das melhores obras do gênero nos últimos anos.

Veja também: Que fim levou? Ator de Um Maluco no Pedaço teve desfecho surpreendente fora da série

Boa parte dos principais trabalhos de Flanagan foram feitos em parceria com a Netflix, mas alguns de seus melhores filmes não contam com o selo da gigante do streaming.

Mike Flanagan: 5 filmes e séries que todo amante de terror deveria conhecer

Veja filmes e série de terror do diretor Mike Flanagan que merecem sua atenção. Imagem: NoDetalhe

A seguir, confira alguns filmes e séries de terror de Mike Flanagan que merecem a atenção dos fãs do gênero.

1 – Hush – A morte ouve

O filme “Hush” foi um dos primeiros grandes trabalhos de Mike Flanagan e também marcou o início de sua parceria com a Netflix, já que foi lançado exclusivamente no streaming em abril de 2016, um mês após sua estreia mundial no festival SXSW.

“Hush” é um dos melhores e mais inovadores filmes sobre “assassinos mascarados” – um subgênero popular do terror – dos últimos anos. No filme, a tradicional dinâmica de “perseguição gato e rato” entre um psicopata e sua vítima se passa em uma cabana isolada na floresta.

Mas o principal destaque de “Hush” é que a protagonista perseguida pelo assassino mascarado é surda. Quando ele percebe isso, começa a “brincar” com a personagem, dando início a um jogo de terror psicológico que torna o filme eletrizante.

Uma curiosidade é que a protagonista de Hush é interpretada por Kate Siegel, que também escreveu o filme junto com Flanagan. Os dois são casados desde 2016, e a atriz e roteirista participa de boa parte das produções do diretor.

2 – A maldição da Residência Hill

A série “A maldição da Residência Hill” conseguiu o feito de se tornar febre na Netflix e, ao mesmo tempo ser muito bem recebida pela crítica. Para se ter uma ideia, até o cinesta Quentin Tarantino elogiou a produção, dizendo que ela é a sua série favorita da Netflix.

A série é baseada no livro de mesmo nome, escrito em 1959 por Shirley Jackson, e conta a história de uma família que continua sendo assombrada pelas experiências paranormais que enfrentaram em sua antiga casa, mesmo décadas depois de terem abandonado a mansão.

Com uma história que se passa alternando entre duas linhas do tempo, “A maldição da Residência Hill” é uma série indispensável para fãs de terror.

3 – A maldição da Residência Bly

O sucesso de “A maldição da Residência Hill” fez com que a série ganhasse uma 2ª temporada independente, ou seja, sem relação direta com a 1ª.

A recepção de “A maldição da Residência Bly” por público e crítica não foi tão forte quanto a sua antecessora, mas ainda rendeu ótimas avaliações e indicações a prêmios.

Portanto, não é por que a 2ª temporada não “bombou” tanto quanto a primeira que ela não mereça a atenção de fãs de terror, pois também é uma ótima série. A história é baseada principalmente no livro “The Turn of the Screw” (1898), de Henry James.

4 – Doutor Sono

Além de Quentin Tarantino, outro nome de peso a elogiar “A maldição da Residência Hill” foi o escrito Stephen King, considerado um dos maiores mestres do terror.

Após a série, Mike Flanagan foi convidado escrever e dirigir o filme Doutor Sono, baseado no livro homônimo de King e sequência de “O Iluminado”. O filme traz Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) como a versão mais velha de Danny Torrance, filho do personagem vivido por Jack Nicholson no primeiro filme.

Anos após o perturbador episódio no Hotel Overlook, Doutor Sono mostra a história de Danny, um adulto traumatizado, alcoólatra e com poderes psíquicos.

Ao contrário de O Iluminado, Doutor Sono teve a aprovação de Stephen King. O escritor, que odiou a adaptação de Stanley Kubrick para sua obra, afirmou que tudo que ele não gostou em O Iluminado foi “redimido” na sequência escrita e dirigida por Mike Flanagan.

5 – Missa da Meia-Noite

Para concluir a nossa lista, mais um trabalho que Mike Flanagan fez com a Netflix e foi bem recebido por público e crítica.

“Missa da Meia-Noite” é uma minissérie que acompanha os eventos sobrenaturais que atingem uma comunidade católica pequena e isolada após a chegada de um padre misterioso.

E aí, já assistiu a algum dos trabalhos citados acima? Gosta dos filmes e séries de terror do Mike Flanagan? Deixe sua opinião nos comentários.

Você também pode gostar de ler
8 mentiras que te contaram sobre o TITANIC

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta