Novelas da Globo que foram FIASCOS de audiência; Travessia já está na lista?

Felipe Matozo

03/04/2023

As novelas da Globo sempre tiveram um papel crucial para manter a emissora como líder absoluta de audiência no Brasil.

Veja também: Ex-RBD revela por que não vai participar da turnê — e Brasil é um dos motivos

Novelas como “Roque Santeiro” e “Tieta” tinham índices de audiência que passavam da marca de 70 pontos de audiência, e várias outras marcaram época como sucessos absolutos.

Novelas da Globo que foram FIASCOS de audiência; Travessia já está na lista

Veja algumas novelas da Globo que foram fiascos de audiência. Foto: Fábio Rocha/Globo

No entanto, algumas novelas da Globo fracassaram em questão de audiência, e a seguir você confere alguns dos maiores fiascos da história da emissora.

1 – Travessia é um dos fiascos de audiência da Globo?

Para começar, vale a pena responder a pergunta do título: sim, Travessia já está na lista de fiascos de audiência da Globo antes mesmo de terminar.

Em dezembro de 2022, Travessia conseguiu o feito de bater duas vezes o recorde de pior audiência para uma novela das 21h da Globo.

A primeira vez foi na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, quando a novela registrou 14,7 pontos. Uma semana depois, no dia 31 de dezembro, Travessia registrou 14,48 pontos e bateu o próprio recorde de pior audiência entre as “novelas das nove”.

Em março, a novela até se recuperou e fechou o mês se aproximando da média de 30 pontos de audiência na Grande São Paulo. Apesar disso, é difícil “apagar” os péssimos resultados que Travessia entregou em 2022, o que incluiu a novela entre os maiores fiascos da Globo nos últimos anos.

Entre os motivos apontados para o fracasso de Travessia, estão algumas participações que geraram polêmica, como a da atriz Cássia Kis, que participou de manifestações antidemocráticas em 2022, e de Jade Picon, escalada como uma das protagonistas mesmo sem nunca ter atuado.

2 – Um lugar ao Sol (2021)

Apesar dos recordes negativos, Travessia não chegou a ocupar o 1º lugar no ranking de novelas das nove com pior média de audiência.

Até o momento, a novela da Globo com pior audiência nesta faixa continua sendo “Um Lugar ao Sol”, que teve média geral de 22,3 pontos no IBOPE (dados da Grande São Paulo).

Com poucos mais de quatro meses no ar, Um Lugar ao Sol foi a novela das nove mais curta desde “O Fim do Mundo”, de 1996. Isso porque a novela passou por um corte antes mesmo de ir ao ar.

Na época, o site “Notícias da TV” apurou que a Globo encurtou a vida de Um Lugar ao Sol porque a direção da emissora não achava que a novela seria capaz de levantar a faixa das 21h. Após o fiasco de audiência, ficou claro que pelo menos o palpite deu certo. Já a novela…

3 – Geração Brasil (2014) foi um dos fiascos de audiência da Globo

“Geração Brasil” foi ao ar com a expectativa de melhorar os números da “faixa das 7”, já que substituiu outra novela que foi mal de audiência, “Além do Horizonte”.

Porém, apesar de ter os mesmos autores de “Cheias de Charme”, novela que fez sucesso dois anos antes, Geração Brasil foi um fiasco de audiência.

Além de ter uma trama que não empolgou o público, a novela passou um tempo tendo “pílulas de episódios”. Isso porque a Copa do Mundo de 2014 tinha jogos na sua mesma faixa de horário. Com isso, a Globo suspendeu a trama e exibia vídeos curtos para tentar manter o público.

4 – Nos Tempos do Imperador (2021)

Por fim, vale a pena destacar também uma novela da faixa das 18h que foi fiasco de audiência. Nesse caso, quem entra nesta lista é uma novela que teve dois recordes negativos.

Até o momento, “Nos Tempos do Imperador” é a “novela das 6” com menor Ibope da história e com o pior resultado para o último capítulo.

A novela sobre Dom Pedro II (Selton Mello) teve média geral de apenas 16,9 pontos. Além disso, nem o capítulo final de Nos Tempos do Imperador mobilizou o público, registrando 17,6 pontos de audiência.

Você também pode gostar de ler
Como está o elenco de ‘A Usurpadora’ hoje em dia?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta