Como plantar Lavanda? Guia definitivo para plantar com sucesso

Confira o guia definitivo de como plantar lavanda com sucesso na sua casa e ter um ambiente mais bonito e perfumado.


Uma planta que as pessoas gostam bastante é lavanda, que é muito planta muito bonita e que também tem um aroma único. Se você tem a intenção de “adotar” a lavanda, precisa ficar por dentro do guia definitivo para plantar.

Pode ser que você também goste de ler: 7 plantas que atraem BONS SONHOS para ter dentro do quarto

Desde já, é bom saber que plantar e cuidar de uma lavanda não é nenhum bicho de sete cabeças. Você só precisar dar à planta o devido cuidado que ela precisa.

Nas próximas linhas, você irá conferir dicas fundamentais que precisa levar em conta na hora de fazer o plantio da lavanda no jardim da sua casa.

Escolha um local adequado

A primeira etapa para plantar uma lavanda do jeito certo é escolher o local adequado.

Desse modo, você tem que levar em consideração que a lavanda é o tipo de planta que precisa de muito sol para ter um bom desenvolvimento. O certo é procurar plantar a lavanda onde a planta receba pelo menos 6 horas de sol por dia.

Outra coisa que você precisa observar, enquanto faz a escolha, é o solo. O certo é que ele seja drenado e não tenha acúmulo de água. Do contrário, a planta não vai conseguir crescer.

Prepare o solo

Outro passo importante, que você não deve ignorar de jeito nenhum, é a preparação do solo.

Essa segunda etapa consiste em retirar todas as ervas daninhas, pedras e outros detritos que possam estar presentes no solo. Afinal de contas, a tendência é que eles acabem prejudicando o desenvolvimento da planta. Isso se não impedirem que ela cresça.

Nessa etapa, você pode adicionar adubo orgânico ao solo, como composto, para melhorar a qualidade dele e aumentar as chances de o plantio ter sucesso.

Escolha suas mudas

Também é muito importante você escolher bem as mudas que vai usar para plantar a lavanda no jardim da sua casa ou em vasos, na parte interna do ambiente.

Nesse caso, você terá que se preocupar em escolher mudas saudáveis ​​de lavanda. Dá para fazer isso direto em um viveiro de plantas local, assim como dá para fazer a compra de forma online também. Fazer a compra no viveiro pode ser a melhor opção, porque assim você vai poder conferir bem a muda, para ter uma ideia do estado que ela se encontra.

Uma dica importante é: selecione mudas que tenham mais ou menos 10 cm de altura.

Plante suas mudas

Feito os outros passos que mencionamos até aqui, o que você vai fazer agora é plantar as mudas de lavanda.

Nessa fase, você deverá fazer um buraco no solo. O ideal é que ele seja um pouco maior que a raiz da muda de lavanda. Depois de cavar, você deve colocar a muda e depois cobrir novamente com o solo. Não esqueça que é importante deixar uma muda pelo menos 40 cm longe da outra.

Para firmar a terra, é bom pressionar suavemente.

Regue suas mudas

Feito o plantio, você precisará regar as mudas de lavanda. E você tem que continuar fazendo isso de maneira regular.

Ao fazer a rega da lavanda, você vai ajudar para que ela consiga se estabelecer no solo. Só tome cuidado para não acabar encharcando o solo.

Se o solo ficar úmido demais, isso deverá fazer as raízes apodrecerem. E aí você terá perdido seu trabalho.

Cuidado e manutenção

Para evitar que seu trabalho tenha sido feito em vão, a melhor coisa que você vai fazer é ficar de olho na lavanda.

Apesar de a planta ser bem tranquila de se cuidar, você ainda precisará fazer o esforço de atender aos cuidados básicos que ela precisa. Por exemplo, você terá que se certificar de regar as mudas de lavanda regularmente durante o primeiro ano após o plantio. Algo que pode ajudar é fertilizante, que pode ser aplicado uma vez por ano.

A atenção precisará ser maior em tempos de seca.

Poda

Também é importante podar a sua lavanda. No caso, esse é um trabalho que deve ser feito depois que houver a floração. Isso geralmente ajuda a manter a saúde e também a beleza da planta.

O que você terá que fazer é cortar cerca de 1/3 do comprimento dos ramos. Só não vá cortar muito próximo à madeira antiga, porque tem chance de isso pode prejudicar a planta.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.