Chevrolet Onix LT: pontos positivos e negativos de comprar
Confira 5 pontos importantes antes de comprar um Chevrolet Onix LT. Saiba tudo sobre o carro mais vendido da marca.
Se você está pensando em comprar um Onix LT e quer saber mais sobre os pontos positivos e negativos desse popular hatch compacto, veio ao lugar certo.
Vamos explorar alguns aspectos muito bons e outros que podem fazer você pensar duas vezes antes de adquirir um dos carros mais vendidos do Brasil.
1 – Economia de Combustível: Um Grande Ponto Positivo
Um dos maiores trunfos do Onix LT 1.0 é a sua eficiência no consumo de combustível. Com 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada (com gasolina), ele tem uma boa autonomia, podendo chegar a 585 km na cidade e 730 km na estrada.
Isso significa mais dinheiro no seu bolso e menos paradas no posto de gasolina. Afinal, quem não gosta de economizar, né?
2 – Desempenho: Nem Tudo São Flores
Em compensação, aqui temos um aspecto negativo que pode fazer você pensar duas vezes antes de comprar um Onix LT.
Com um motor 1.0 de 82 cv (com álcool) e 78 cv (com gasolina), o desempenho do carro pode deixar a desejar, especialmente em ultrapassagens ou subidas íngremes.
Além disso, o tempo de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos não é dos mais empolgantes. Então, se você procura um carro mais esportivo e “venenoso”, talvez o Onix não seja a melhor opção.
3 – Segurança de Série: Um Grande Atrativo
O Onix LT 1.0 2023 vem recheado de itens de segurança, como freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampa.
Além disso, tem fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Você pode ficar tranquilo, pois a Chevrolet não brincou em serviço nesse quesito!
4 – Freio Traseiro a Tambor: Um Ponto Negativo
Por outro lado, o Onix LT 1.0 possui freio a tambor na traseira, o que pode ser visto como um ponto negativo em comparação com os freios a disco, que são mais eficientes e proporcionam melhor desempenho de frenagem.
Apesar de ser uma escolha comum em carros compactos, é importante levar em consideração se isso afetará sua experiência de direção.
5 – Preço Acessível e Boa Relação Custo-Benefício
Por fim, temos um dos principais atrativos do Onix, ponto que ajuda a manter este carro entre os mais vendidos do Brasil há anos e não pode ser deixado de lado.
Com um preço a partir de R$ 82.950, o Onix LT 1.0 2023 é uma opção acessível para quem busca um carro compacto com bom desempenho e qualidade.
É verdade que o IPVA (cerca de R$ 3.300 em São Paulo) pode pesar um pouco no bolso, mas, no geral, é um bom investimento considerando o que o carro oferece.
Vale a pena comprar um Onix LT?
Agora que você conhece os prós e contras de comprar um Onix LT 1.0 2023, é hora de pesar os pontos positivos e negativos e decidir se ele é o carro certo para você.
Como cada motorista tem suas próprias preferências e necessidades, o que pode ser um aspecto negativo para um, pode não ser tão importante para outro. Por isso, essa decisão precisa depender do que você espera e precisa de um carro.
Após considerar essas questões, vale a pena visitar uma concessionária para fazer um test drive e avaliar se o Chevrolet Onix LT 1.0 2023 atende às suas expectativas. Afinal, nada como sentir na prática como é dirigir o carro dos seus sonhos – ou, quem sabe, descobrir que ele não é bem o que você imaginava.
Além disso, aproveite também para conhecer outros carros na mesma faixa de preço do Onix para compará-los e saber qual te agrada mais. Aqui nós já comparamos ele com o Hyundai HB20, por exemplo.
Ficha técnica Onix LT 2023
Informações | Dados |
---|---|
Ano | 2023 |
Preço | por volta de R$ 80.372 |
IPVA | R$ 3.215 (com base no estado de SP) |
Configuração | Hatch Compacto |
Combustível | Flex (Álcool e Gasolina) |
Lugares | 5 |
Portas | 4 |
Geração | 2ª |
Mecânica | |
Motorização | Motor CSS Prime 1.0, dianteiro de disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos hidráulicos e cilindrada unitária de 333 cm³, peso/potência de 12,79 kg/cv e peso/torque de 99,0 kg/kgfm, aspiração natural e alimentação de injeção multiponto |
Potência máxima | 82 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm |
Torque máximo | 10,6 kgfm com álcool e 9,6 kgfm com gasolina a 4100 rpm |
Velocidade máxima | 167 km/h |
Aceleração 0-100 km/h | 13,3 segundos |
Consumo na cidade | 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina |
Consumo na estrada | 11,6 km/l com álcool e 16,6 km/l com gasolina |
Autonomia | 414km com álcool e 585 km com gasolina na cidade e 510km com álcool e 730km com gasolina na estrada |
Câmbio | F17-6 HR, manual de 6 marchas, com embreagem monodisco a seco |
Tração | Dianteira |
Direção | Elétrica, com diâmetro de giro de 10,4m |
Suspensão dianteira | Independente, McPherson, Mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção, com Mola Helicoidal |
Freio dianteiro | Disco ventilado |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus dianteiros | 185/65 R15, com altura do flanco de 120mm |
Pneus traseiros | 185/65 R15, com altura do flanco de 120mm |
Dimensões | |
Comprimento | 4163mm |
Distância entre-eixos | 2551mm |
Porta malas | 275 litros |
Peso | 1049kg |
Altura mínima do solo | 128mm |
Largura | 1730mm |
Altura | 1476mm |
Bitola dianteira | 1506mm |
Bitola traseira | 1510mm |
Tanque de combustível | 44 litros |
Carga útil | 375kg |
Você também pode gostar de ler
Renault Kwid ou Chevrolet Onix: veja um comparativo entre esses dois hatches econômicos
Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.