Estágio na Caixa: Inscrições estão abertas até 31/5 para vários estados do Brasil
Atenção estudantes dos ensinos médio, técnico e superior: A Caixa Econômica Federal abriu as inscrições para o processo seletivo para estágio em 2021. Quem quiser fazer um Estágio na Caixa precisa fazer a inscrição no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) até o dia 31 de maio.
Os interessados no Estágio na Caixa devem ter no mínimo 16 anos e precisam ter, pelo menos, seis meses disponíveis para a realização dos trabalhos. Além disso, os candidatos precisam seguir esses critérios:
- Estar regularmente matriculado com frequência efetiva nos cursos de ensino médio, técnico e superior;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais, quando maior de 18 anos e das obrigações militares, quando do sexo masculino;
- Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência no país;
- Não ter estagiado por período igual ou superior a dois anos na Caixa, exceto pessoas com deficiência (Art. 11 da Lei 11.788/08).
Quem pode se inscrever para o Estágio na Caixa?
Como já mencionado anteriormente, a seleção de estagiários da Caixa Econômica Federal abrange estudantes dos mais diversos níveis de escolaridade. Ainda sim, existem alguns detalhes que devem ser respeitados.
- Estudantes do Ensino Médio ou EJA precisam estar cursando do primeiro ao terceiro ano;
- Alunos de cursos técnicos, sejam eles integrados ao Ensino Médio ou não, têm que estar matriculados do primeiro ao penúltimo semestre;
- Acadêmicos das áreas de Arquitetura e Urbanismo ou de Engenharia precisam estar cursando do quinto ao penúltimo semestre;
- Estudantes de Direito devem estar matriculados do quinto ao nono período do curso.
Em quais cidades o estágio na Caixa está disponível?
As cidades e capitais em que a Caixa Econômica Federal abriu o processo seletivo para estagiários são:
- São Paulo (SP);
- Aracaju (SE);
- Bauru (SP);
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Boa vista (RR);
- Brasília (DF);
- Campinas (SP);
- Campo Grande (MS);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Fortaleza (CE);
- Goiânia (GO);
- João Pessoa (PB);
- Macapá (AP);
- Maceió (AL);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- Palmas (TO);
- Porto Alegre (RS;
- Porto Velho (RO);
- Recife (PE);
- Rio Branco (AC);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Luís (MA;
- Teresina (PI);
- Vitória (ES);
Como conseguir o tão sonhado estágio?
Achar uma boa vaga de estágio é um desafio. Muitas empresas querem que os estagiários trabalhem como funcionários efetivados, seguindo a mesma carga horária e cumprindo tarefas com níveis hierárquicos maiores do que é permitido.
Por isso, quando a vaga perfeita é encontrada, o estudante quer dar tudo de si para conquistá-la! A posição ideal pode variar de pessoa para pessoa. Ela pode ser boa por conta do salário, dos benefícios (como VR e VT, da empresa que é conhecida por oferecer um plano de carreira aos estagiários ou apenas pela baixa carga horária.
Independente do motivo pelo qual a vaga é boa, o importante é fazer de tudo para conseguir ser chamado. Mas como fazer isso? Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar.
Fazer cursos
Além de divulgar vagas e mediar contratos de trabalho entre estudantes e empresas, o CIEE também oferece cursos para preparar os futuros estagiários para o mercado de trabalho. O CIEE Saber Virtual é uma plataforma online de ensino com Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Ele oferece os cursos de “Preparação para o Mundo do Trabalho”, “Lidando com a informática”, “Orientação e informação profissional” e “A comunicação e a matemática”.
Se você não se interessou por essas aulas, pode escolher fazer cursos na sua área, que vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. A participação em palestras, eventos acadêmicos e em atividades extracurriculares também fazem uma baita diferença! Não tenha medo de colocar essas informações no seu currículo.
Conhecer a empresa
Antes de ir para uma entrevista de estágio, faça uma pesquisa sobre a empresa que te chamou. Já chegue preparado! Entenda em qual área a instituição atua, qual a história da empresa, de que forma você pode contribuir para a equipe e quais são os seus diferenciais que podem chamar atenção do seu contratante, seguindo os valores da instituição.
Crie contatos
Independente de onde você for contratado, invista no networking. Crie relações de amizade e profissionais por onde você passar. Faça questão de manter o contato com essas pessoas, seja por mensagem ou pelas redes sociais. Quem não é visto, não é lembrado! Portanto, se mantenha ativo, sem exageros, para que lembrem de você e possam te indicar para futuras vagas.
Fontes: Capitalist e CIEE