Abono Salarial será pago pelo governo em fevereiro em março. Quem poderá receber?
Com os pagamentos do PIS/Pasep do ano-base 2020 previstos para fevereiro e março, veja quem poderá receber o abono salarial neste ano.
A partir do dia 8 de fevereiro, começam os pagamentos do PIS/Pasep relativo ao ano de 2020, suspensos no ano passado por conta do BEm (Benefício Emergencial). Ao todo, cerca de 23 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial, e para entender quem poderá receber o benefício, basta observar os critérios do PIS/Pasep.
De acordo com o calendário de pagamentos do abono salarial, confirmado ontem (10/01) pelo governo, a expectativa é que os beneficiados recebam o dinheiro em fevereiro e março. No entanto, o cronograma prevê que a data limite para todos os trabalhadores que têm direito é dia 29 de dezembro.
A seguir, confira quem terá direito aos pagamentos do PIS/Pasep neste ano. Além disso, veja também qual o valor previsto para o benefício.
Quem poderá receber o abono salarial em 2022?
De modo geral, o PIS é pago a trabalhadores do setor privado e o Pasep a servidores públicos. Entretanto, é preciso atender a alguns critério para ter direito ao abono salarial:
- Ter recebido por no mínimo 30 dias de trabalho com carteira assinada em 2020;
- Ter recebido média salarial de até dois salários mínimos por mês em 2020;
- Estar inscrito há pelo menos 5 anos no PIS/Pasep;
- Ter os dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) atualizados pelo seu empregador.
Contudo, alguns trabalhadores não têm direito ao abono salarial, mesmo que se encaixem nos critérios do benefício. Este é o caso dos seguintes profissionais:
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores empregados por pessoa física, sejam eles rurais ou urbanos;
- Trabalhadores empregados por pessoa física equipara a jurídica.
Valor do PIS/Pasep 2022
O valor máximo que um trabalhador pode receber de abono salarial é um salário mínimo, que em 2022 é de R$ 1.212. Além disso, o salário mínimo serve de base para o cálculo do valor do PIS/Pasep, que varia conforme o período trabalhado no ano-base:
Para mais informações sobre o PIS, basta ligar para o número 0800-726-02-07 a partir do dia 1º de fevereiro ou acessar o site da Caixa. Já no caso do Pasep, é só acessar o site do Banco do Brasil.