Agillitas lança Pix Internacional com condições melhores que cartão de crédito; entenda como funciona

Felipe Matozo

24/11/2022

A Agillitas, instituição de pagamentos do Grupo Rendimento, lançou um serviço que funciona como uma espécie de Pix Internacional.

Rendix, nome dado à ferramenta, é um serviço de pagamento digital e instantâneo para compras em outras moedas.

Uma das principais vantagens da novidade é que o custo é menor do que em compras no cartão de crédito. Para entender melhor como funciona o Rendix e quais são as taxas cobradas, acompanhe o texto abaixo.

Como funciona o ‘Pix Internacional’

Segundo a Agillitas, o Rendix é uma combinação de operação de câmbio instantânea com pagamento por Pix. Portanto, o consumidor não precisa ter valores em moedas internacionais em sua conta para usar a ferramenta.

Confira também
Banco Central vai fazer alteração importante no PIX para combater GOLPES

Isso porque quando uma loja ou instituição aceita o Rendix, o cliente só precisa pagar a conta seguindo o mesmo procedimento usado para fazer um Pix, que a ferramenta faz a operação de câmbio na hora.

Assim como acontece com o Pix, o lojista internacional disponibiliza um QR Code para a leitura. Na hora de processar o pagamento pelo aplicativo do banco, o cliente verá a cotação da moeda estrangeira.

Rendix é mais barato que cartão de crédito

Enquanto as compras no cartão de crédito em moeda estrangeira têm uma taxa de 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a alíquota que o Grupo Rendimento cobra pelo “Pix Internacional” é de 0,38%.

Além disso, o Rendix processa o câmbio na hora da compra. Dessa forma, o consumidor não precisa esperar até o fechamento da fatura para conhecer a taxa de câmbio cobrada.

Mas é importante destacar que o valor da conversão da moeda pode variar conforme a plataforma. Por isso, é importante consultar a cotação no momento da compra para saber se a opção está mesmo valendo a pena.

Quem aceita o Pix Internacional?

Até o momento, são 20 estabelecimentos espalhados pela América do Sul que aceitam o Pix Internacional. Entre eles estão centros de compras, hotéis e atrações turísticas.

Nesse caso, a recomendação é procurar por locais identificados com o selo Rendix para saber se esta opção está disponível, já que o serviço ainda está em fase inicial.

VEJA TAMBÉM
PIX deve ganhar ESTAS NOVIDADES muito em breve; veja lista e saiba o que esperar

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta