Alimentos mais caros OBRIGAM brasileiros a fazerem essas mudanças

Pesquisa revela que maioria dos brasileiros precisou adotar uma estratégia comum ao se deparar com alimentos mais caros nos últimos meses.


Ao se deparar com alimentos cada vez mais caros nas prateleiras dos supermercados no últimos meses, a maioria dos brasileiros precisou substituir marcas de produtos consumidos habitualmente.

É o que mostra uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que ainda revela que a maior parte das mudanças envolvem itens da cesta básica.

De acordo com o estudo, 67% dos consumidores optaram por escolher outras marcas na hora de fazer compras por conta da alta inflação.

Alimentos mais ‘trocados’ por estarem caros

Entre os produtos com maior percentual de troca, o leite aparece em destaque. Segunda o pesquisa, 7 em cada 10 brasileiros mudaram a marca de leite para lidar com o alto preço do produto.

Em julho, o preço do leite longa vida subiu 25,46% em relação ao mês anterior, o que fez com que o produto tivesse a maior alta no período. Nesse cenário de alta, chamou a atenção na internet a venda de compostos lácteos com soro e amido, que não é a mesma coisa que leite.

Outros produtos que apareceram como vilões da inflação nos últimos meses e levaram muitos brasileiros a trocarem de marca são:

  • Óleo de soja – 56% dos consumidores mudaram de marca;
  • Arroz – 43%;
  • Feijão – 42%;
  • Açúcar – 33%.

Além disso, a pesquisa ainda mostra muitos brasileiros tiveram que trocar a carne, por conta dos altos preços. Nesse caso, a carne bovina foi trocada principalmente por frango (36%), ovo (22%), suínos (19%) e peixe (10%).

Recentemente, o relatório Consumer Insights da Kantar mostrou o consumo de produtos embutidos e industrializados aumentou nos últimos meses, enquanto diminuiu o de carnes.

Setor de supermercados pode ter ‘Black Friday’

De acordo com Márcio Milan, vice-presidente da Abras, a associação planeja o dia nacional do supermercado, que ele compara com uma “Black Friday” do setor.

Segundo Milan, a expectativa é dar início ao evento ainda neste ano, “fazendo um esforço grande para trazer muitos descontos”, conclui.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.