Antecipação do FGTS pela Crefisa – Até negativado pode contratar!
Entenda como funciona o empréstimo de antecipação do FGTS da Crefisa e saiba como contratar este tipo de crédito.
A antecipação do saque-aniversário do FGTS é uma espécie de empréstimo que se destacar por estar disponível até mesmo para negativados. A seguir, você confere as principais informações sobre esta oferta na Crefisa.
Como funciona a antecipação do FGTS?
Primeiramente, vale a pena explicar como funciona este tipo de crédito. A antecipação do FGTS é um tipo de empréstimo vinculado à modalidade de saque-aniversário, modalidade na qual os trabalhadores podem retirar uma parcela do saldo no fundo todo ano.
Aproveite para conferir também
Empréstimo Pessoal Crefisa – Valores liberados, como contratar e mais!
No caso da antecipação do FGTS na Crefisa, o cliente pode contratar um empréstimo adiantando valores de até cinco parcelas. Ou seja, ao invés de receber uma parte do fundo do garantia a cada ano, o trabalhador recebe várias parcelas de uma só vez.
No entanto, por se tratar de um empréstimo, existe a cobrança de juros. Sendo assim, quem contrata este tipo de crédito não recebe o mesmo valor que receberia se “juntasse” todas as parcelas nos anos seguintes, pois há o desconto das taxas.
Como antecipar o FGTS na Crefisa?
Primeiramente, o interessado nesse tipo de empréstimo deve aderir ao saque-aniversário do FGTS. Para isso, é necessário baixar o aplicativo FGTS em seu celular, pois esta é a única forma de fazer a adesão, atualmente.
Após instalar o aplicativo em seu celular, basta fazer um cadastro informando seus dados pessoais. Em caso de dúvidas, confira o texto com o tutorial da Caixa.
Depois disso, ainda no aplicativo FGTS, é preciso autorizar o Banco Crefisa a realizar consultas do seu saldo do fundo. Nesse caso, basta seguir os passos abaixo:
- Abra o aplicativo FGTS e clique em “Autorizar bancos a fazer consulta no FGTS”;
- Em seguida, selecione a opção “Adicionar Bancos”;
- Depois, digite “Banco Crefisa” e confirme a seleção.
Após este procedimento, basta acessar o site da Crefisa para fazer a antecipação do FGTS. No site do banco, basta clicar em “Contrate Agora” ou em “Contrate pelo WhatsApp” para fazer a solicitação do empréstimo diretamente pela internet.
Quais as vantagens da antecipação do FGTS na Crefisa?
A antecipação de parcela do saque-aniversário pode ter algumas vantagens em relação a outras modalidades de empréstimo.
Uma das principais vantagens é a que destacamos logo no início do texto: ela está disponível até mesmo para negativados. Ou seja, mesmo que o consumidor esteja com restrição no nome, ele pode conseguir o crédito.
Além disso, como a antecipação do FGTS representa é uma operação de baixo risco para os bancos, as taxas de juros são menores do que em outros empréstimos. Outras vantagens que podemos destacar neste tipo de crédito na Crefisa são as seguintes:
- Agilidade na liberação do dinheiro;
- Não é necessário pagar parcelas mensais do empréstimo, então a renda não fica comprometida;
- A contratação na Crefisa pode ser feita de forma totalmente digital.
Desvantagens
Enquanto isso, no caso das desvantagens da antecipação do FGTS na Crefisa e em qualquer outro banco, a primeira que podemos destacar está relacionada às regras do saque-aniversário.
Afinal, quando um trabalhador adere ao saque-aniversário do FGTS, ele perde o direito ao chamado saque-rescisão. O saque-rescisão é a modalidade “tradicional” do FGTS, que dá acesso ao fundo em caso de demissão sem justa causa.
Portanto, se o trabalhador que optar pelo saque-aniversário perder o emprego, ele não pode sacar o FGTS. Nesse caso, o único valor ao qual ele terá direito é a multa de 40%.
Além disso, se uma pessoa aderir ao saque-aniversário e depois mudar ideia, o retorno ao saque-rescisão não é automático. Isso porque é necessário solicitar a volta para o saque-rescisão, mas a mudança terá efeito apenas dois anos depois.
Sendo assim, se um trabalhador fizer o pedido para voltar ao saque-rescisão do FGTS no dia 20 de janeiro de 2023, por exemplo, o retorno à modalidade só terá efeito a partir do 21 de janeiro de 2025. Até lá, em caso de demissão sem justa causa, ele não poderá sacar o seu fundo de garantia.
Outra desvantagem da antecipação é que o trabalhador perde o acesso a esta fonte de renda nos anos seguintes. Dessa forma, se houver uma situação de necessidade do dinheiro do saque-aniversário, a pessoa não terá direito devido à antecipação.
VEJA TAMBÉM
Empréstimo FGTS da CAIXA: veja como contratar mesmo estando negativado