Aposentados e Pensionista do INSS pagarão juros maiores em empréstimos consignados
Empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS terão teto de juros maior, após aumentos no INPC e na Selic durante o ano.
As altas na inflação e na Selic farão com que o teto dos juros empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também aumente.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o aumento ontem (6/12). Entre os motivos estão os aumentos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e na taxa básica de juros nos últimos meses.
Mas conforme destacou Leonardo Rolim, secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, o Conselho definiu o teto de juros do consignado, não o valor da taxa. Além disso, vale lembrar que as regras do empréstimo consignado para segurados do INSS em 2022 também mudaram recentemente.
Como ficam os juros de empréstimos consignados do INSS agora?
Com a mudança, o percentual de juros dos empréstimos consignados do INSS sobem de 1,80% para 2,14% ao mês. Enquanto isso, no caso das operações feitas com o cartão de crédito, a taxa mensal passa de 3% para 3,06%.
Para calcular o novo teto de juros do consignado, o CNPS usou como referência a taxa de juros real estimada em 16,1%. Se considerar a taxa de juros real, o índice fica no menor nível desde 2015.
O CNPS ainda irá publicar uma resolução recomendando ao INSS a mudança no teto das operações de crédito. Após isso, a Dataprev terá que adequar os sistemas para adotar os novos valores.
Para os conselheiros, foi preciso alterar a taxa para se adaptar às oscilações do mercado financeiro. Além disso, eles destacaram a importância de que aposentados e pensionistas do INSS tenham educação financeira.
Por fim, além dos novos tetos para os juros dos empréstimos consignados, a resolução do Conselho também criará o Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária. Em suma, uma das funções do grupo será discutir maneiras de aumentar a transparência, concorrência e redução de custos dos consignados.