Aposentados têm direito ao Pis 2022? Saiba qual o valor do abono salarial

O abono salarial é um benefício governamental conhecido e usufruído por milhões de brasileiros. No ano de 2021, contudo, os rumos da economia mudaram ligeiramente o processo do recebimento destes valores.

Por um lado, foi confirmado um atraso para que os retentores do PIS possam sacar o dinheiro. Por outro lado, com o aumento do salário mínimo previsto para R$ 1.169,00 o valor do abono também irá subir.

Publicidade

Publicidade

Isso ocorre porque o valor referente ao PIS é calculado sobre os meses que o beneficiário trabalhou de carteira assinada. Assim, o saque máximo pode chegar até um salário mínimo.

Como funciona o cálculo do PIS

É preciso trabalhar pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano prévio para contar no benefício, além de ter recebido dois salários mínimos, pelo menos, durante dois meses.

A partir daí, o valor do PIS incide sobre o tempo de serviço. Por exemplo, se o trabalho (obedecendo aos requisitos) for de apenas um mês, a pessoa receberá o abono de um salário dividido por 12. No caso de dois, três ou mais meses de trabalho contados, tem que dividir o valor de um salário mínimo por 12 e depois multiplicar a resultante pelo número de meses em que se trabalhou, sempre com a carteira assinada.

Publicidade

Publicidade

Aposentados podem receber o PIS

Aposentados têm direito ao Pis 2022 Saiba qual o valor do abono salarial
Fonte/Reprodução: original

Em geral, o pré-requisito para receber o abono é ser cadastrado no programa por uma espaço de cinco anos. Porém, uma parcela da população brasileira que tem direito ao abono são os trabalhadores aposentados, desde que tenham tido um trabalho com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988.

Para descobrir como está a sua situação em relação ao PIS acesse o site da Caixa e fique por dentro de todos os detalhes.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário