Banco do Brasil lança linha de crédito para caminhoneiros autônomos

Entenda como irá funcionar a linha de crédito do Banco do Brasil exclusiva para caminhoneiros autônomos, os juros a serem cobrados e mais!

Nesta quinta-feira (7), o Banco do Brasil (BB) lançou uma nova linha de crédito, voltada para caminhoneiros que trabalham de forma autônoma. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, que permite que esses trabalhadores antecipem o recebimento de fretes.

Apenas esse ano, a criação da linha de crédito para caminhoneiros é a terceira iniciativa anunciada pelo atual presidente o Brasil.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como vai funcionar a nova de crédito do Banco do Brasil para caminhoneiros, qual o valor da taxa de juros e as condições para fazer a contratação da linha de crédito. Confira!

Como vai funcionar a nova linha de crédito do Banco do Brasil?

Banco do Brasil lança linha de crédito para caminhoneiros autônomos
Entenda como irá funcionar a nova linha de crédito do Banco do Brasil, exclusiva para caminhoneiros autônomos, qual o valor da taxa de juros e mais! (Imagem: Reprodução/Folha de São Paulo)

O Governo Federal anunciou o lançamento pelo Banco do Brasil de uma nova linha de crédito voltada para caminhoneiros que trabalham de forma autônoma. Quem também se beneficia são os produtores rurais.

Embora ainda não tenham sido divulgadas muitas informações a respeito da nova linha de crédito, a instituição bancária afirmou que a linha deve garantir antecipação de até 120 dias em pagamentos de fretes de mercadorias para os profissionais.

Publicidade

Publicidade

Essa linha de crédito acaba se tornando vantajosa para esses profissionais, uma vez que dinheiro cai na conta do caminhoneiro mais rápido do que se o pagamento fosse efetuado pela própria empresa que fez a contratação do frete.

Segundo informações, atualmente o Banco do Brasil conta com 2,5 mil empresas do segmento como correntistas e 132 mil caminhoneiros como clientes.

Em pouco mais de dois meses, essa já é a terceira iniciativa que tende a beneficiar os mesmos grupos. Ainda em fevereiro, a Caixa Econômica Federal também lançou uma linha de crédito para caminhoneiros que, inclusive, possui semelhanças com a que está sendo lançada pelo BB neste início de abril.

Devemos comentar que as medidas estão sendo lançadas em ano eleitoral e que Jair Bolsonaro já confirmou que irá tentar ser reeleito. Os públicos de caminhoneiros e de produtores rurais, que serão beneficiados pelo novo programa, são entendidos pelo atual presidente da república como parte da sua base de apoio. Inclusive, Bolsonaro já se referiu aos caminhoneiros, em discurso público, como seus “aliados”.

Qual o valor da taxa de juros?

O Banco do Brasil revelou que as taxas de juros a serem cobrados serão a partir de 1,79% ao mês, diferente da linha de crédito lançada pela Caixa Econômica, que têm juros partir de 1,99% ao mês, garantindo a antecipação dos recursos dentro do mesmo prazo estabelecido pelo BB.

O Banco do Brasil desconta uma parte do valor do frete para cobrir os juros. Logo em seguida, a transportadora transfere o valor total do frete ao banco.

Publicidade

Publicidade

Como comentamos anteriormente, a grande vantagem é que o motorista tem a possibilidade de receber o pagamento mais cedo do que iria receber se esperasse o pagamento ser realizado diretamente pela empresa. Afinal, a antecipação de até 120 dias.

Condições para contratar a nova linha de crédito

A nova linha de crédito já está disponível para contratação. No entanto, é preciso estar atento sobre as condições, que são bastante simples, para solicitar a contração.

A primeira condição para contratar a linha de crédito é que o caminhoneiro tenha uma conta no Banco do Brasil. Caso ele ainda não possua, ele tem a possibilidade de solicitar a abertura da conta. A outra condição é que a empresa que contrata o motorista para a realização do frete seja uma das conveniadas com o banco.

Veja também: Saque de R$1000 do FGTS: Caixa libera nesta sexta (8) consulta a valores disponíveis

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário