Beneficiários NÃO estão atentos a ESTES detalhes ao pedir o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem

Alexandre G. Peres

17/10/2022

O mais novo Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, regulamentado e liberado recentemente pelo governo através de diversas instituições financeiras, como o Caixa Tem, está cada vez mais caindo no gosto dos beneficiários do Auxílio Brasil.

Porém, há uma série de detalhes que os beneficiários não estão se atentando ao tentar contratar o novo consignado. Continue lendo esta matéria do No Detalhe e descubra que detalhes são esses!

Taxa de juros

Quando o assunto é empréstimo, um dos detalhes aos quais os contratantes mais devem se atentar é à taxa de juros.

Confira também:
Consignado do Auxílio Brasil ou Consignado do INSS: qual o mais vantajoso?

No caso do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, o teto de juros, ou seja, o valor máximo que os juros podem chegar, é de 3,5% ao mês (51,1% ao ano), com prazo máximo de 24 meses para o pagamento total da dívida.

Esse é uma taxa de juros relativamente alta para um empréstimo consignado: para comparação, o teto de juros do Consignado do INSS é de 2,14% ao mês.

Antes de fechar o negócio, confira a taxa de juros e simule o total que você deverá pagar.

Prazo mínimo de recebimento para contratar

Um detalhe que muita gente não se atenta é que, embora seja disponibilizado para todos os beneficiários do Auxílio Brasil, é preciso que a família esteja recebendo o benefício há pelo menos 90 dias (3 meses).

Se você é uma das milhares de famílias que passaram a receber o Auxílio Brasil neste mês de outubro, você precisará aguardar mais alguns meses até pode contratar o novo consignado.

Tempo de espera

O tempo de espera para a liberação do empréstimo tem deixado muitos clientes aflitos. Se o seu consignado não foi liberado imediatamente, não precisa se desesperar: embora não envolva uma análise de crédito profunda, a Caixa faz uma análise da documentação e dos dados enviados.

Com isso, o tempo para liberação do empréstimo tem variado de 2 a 3 dias úteis (não contando, portanto, feriados e fins de semana).

Nem todo banco está oferecendo

E há um motivo para grandes bancos, como Itaú, Santander e Nubank, por exemplo, não estarem oferecendo essa modalidade de empréstimo: ela não vem sendo vista com bons olhos por especialistas.

Isso porque ela faz com que o dinheiro que o dinheiro do Auxílio Brasil, que deveria ser usado por famílias em situação de pobreza e extrema pobreza para a compra de itens básicos, acabe indo parar nos cofres de bancos, aumentando o endividamento das famílias e deixando-as ainda mais suscetíveis à miséria.

Portanto, caso você não encontre essa opção de empréstimo no banco, esse pode ser um dos motivos.

Caso deixe de receber o Auxílio Brasil

Por fim, uma situação que muitos estão ignorando é: o que acontece se eu deixar de receber o Auxílio Brasil enquanto estou pagando o empréstimo consignado? Para entender melhor essa questão, confira nossa matéria completa sobre o assunto clicando aqui.

Você também pode gostar de ler:
Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil NÃO está disponível no Caixa Tem para ESTAS pessoas – como resolver?

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta