Benefícios do Abacate: 9 usos que nunca te contaram!

Adson Leonardo

29/03/2023

Cuidar da saúde muitas vezes pode ser complicado. Afinal, exige atenção, disciplina e, muitas vezes, completa troca de rotina. Para quem deseja fazer isso da maneira mais natural possível, saiba que os benefícios do abacate podem te ajudar nesta jornada.

Isto porque além do abacate ser uma fruta deliciosa, ele também possui muitos nutrientes que trazem inúmeros benefícios para a saúde. E o melhor, com a textura e sabor perfeitos para ser incluído nas mais diversas receitas e refeições.

Benefícios do Abacate 9 usos que nunca te contaram!

Benefícios do Abacate 9 usos que nunca te contaram! (Imagem: jcomp/Freepik)

Dessa maneira, aprender a incluir o abacate na sua dieta é super benéfico. Assim, depois de ver o quão bem ele faz ao organismo você com certeza começará a pesquisar receitas com esse ingrediente incrível!

9 utilidades e benefícios do abacate

1 – Ajuda a controlar o colesterol

O abacate é rico em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentar o colesterol bom (HDL).

Dessa maneira, ele é ótimo para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

2 – Fortalece o sistema imunológico

O abacate é uma excelente fonte de vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger as células do corpo contra os danos provocados pelos radicais livres. Estes são os principais responsáveis pelo envelhecimento celular.

Além disso, ele também é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

3 – Ajuda a manter a pele saudável

A vitamina E presente no abacate também ajuda a manter a pele saudável e protegida contra os danos causados pelos raios UV. Mas não só isso, ele também é rico em carotenoides, que melhoram a elasticidade e hidratação da pele.

4 – Ajuda a regular o trânsito intestinal

Como uma rica fonte de fibras, o abacate ajuda a regular o trânsito intestinal e previne a constipação. As fibras presentes no abacate também ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que pode ser benéfico para quem tem diabetes.

5 – Pode ajudar a prevenir o câncer

Os carotenóides presentes no abacate também podem ajudar a prevenir o câncer. Isto porque estudos mostram que esses nutrientes influenciam na inibição do crescimento de células cancerígenas, especialmente em casos de câncer de próstata e mama.

Obviamente, mais pesquisas são necessárias para confirmar e entender tais efeitos. Mas essa possibilidade é uma grande revelação dos potenciais do abacate na nossa saúde e na medicina.

6 – Ajuda a controlar o peso

Ao contrário do que muitos pensam, o abacate é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, especialmente do tipo monoinsaturadas. Estas gorduras são famosas por manter o coração saudável, ajudando a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.

Mas não isso, as gorduras e fibras presentes em alta quantidade no abacate ajudam a promover a saciedade. Assim fica mais simples seguir dietas e empregar esforços na perda e controle de peso.

7 – Pode ser utilizado em receitas diversas

Além dos benefícios para a saúde, é claro que o abacate pode ser utilizado em receitas diversas. Ele pode ser utilizado em saladas, sanduíches, guacamole, smoothies e diversas outras opções, desde o café da manhã até o jantar.

Graças ao seu sabor neutro fica fácil incluí-lo em receitas salgadas ou doces, e o alto teor de gordura deixa tudo mais encorpado e rico. Além disso, o abacate também pode substituir a manteiga ou o óleo em algumas receitas, deixando-as ainda mais saudáveis.

8 – Fonte de energia e nutrientes

O abacate é uma excelente fonte de nutrientes, incluindo fibras, vitaminas C, E, K e do complexo B, além de minerais como potássio e magnésio. Isto nos dá uma dimensão e como ele compõe uma refeição completa.

Além disso, uma porção de 100 gramas de abacate contém cerca de 160 calorias, o que é relativamente alto para uma fruta. Assim, ele é uma ótima opção de lanche para quem precisa de muita energia ao longo do dia.

9 – Ajuda a melhorar a saúde dos olhos

Luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que ajudam na saúde dos olhos, estão presentes em alta quantidade no abacate. Esses nutrientes ajudam a proteger a retina contra danos causados pelos raios UV e a prevenir doenças oculares como a degeneração macular relacionada à idade.

Por fim, a vitamina A presente no abacate também é benéfica para a saúde dos olhos, ajudando a manter uma boa visão. Isto faz deste um dos principais benefícios do abacate.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta