NÃO FAÇA ISSO se o seu cabelo é ondulado: veja a lista de práticas perigosas

Elouise Lopes

01/02/2023

É muito comum que quem tem cabelo ondulado tenha várias dúvidas sobre como cuidar. Entre o certo e o errado, tem algumas coisinhas que você deve evitar a todo custa, pois são práticas que podem prejudicar e muito o seu cabelo ondulado.

Não faça essas coisas, se tiver cabelo ondulado

Cabelo ondulado - Práticas

(Imagem: Jasmin Chew/Pexels)

As pessoas que têm cabelo ondulado costumam ter uma série de dúvidas sobre o que é e o que não é bom para o cabelo. Antes de acertar, as tentativas e erros são gritantes, até porque muita gente chega a estragar o cabelo de um jeito que parece não ter conserto.

Mas uma hora dá certo e isso aí compensa tudo. Nas próximas linhas, você vai conferir práticas que são perigosas para cabelo ondulado.

1) Secar o cabelo com toalha

Não é boa ideia secar o cabelo com a toalha depois do banho, porque o atrito com o pano pode danificar as ondas e torná-las frias e sem definição. Portanto, evite fazer isso, para evitar perder os traços mais bonitos que o cabelo cacheado possui.

2) Escovar o cabelo quando ele estiver seco

Nada de escovar o cabelo quando ele não estiver molhado ou úmido, hein? Essa prática é perigosíssima, porque desfaz as ondas e deixa o cabelo liso. Simplesmente essa é uma prática que é boa para o cabelo liso, mas muito ruim para o cabelo ondulado. Não é bom fazer isso.

3) Utilizar produtos com muito álcool

Talvez você nem saiba, mas tem muitos produtos capilares que levam álcool na composição. Se eles forem usados em uma frequência e quantidade razoáveis, até dá para passar.

O excesso que é o problema. Se você usa produtos que tenham muito álcool, corre o risco de deixar os fios do seu cabelo ressecados e de deixar as ondas sem brilho, o que faz o cabelo parecer sem vida.

4) Dormir com cabelo molhado

Mais uma prática que você deve tirar da sua lista do que fazer com o cabelo é dormir com cabelo molhado. Esse é um dos principais fatores que prejudicam as ondas, que podem ficar embaraçadas e estranhas. Além do mais, isso pode causar danos aos fios, considerando que a umidade faz com que haja mais atrito entre os fios e o travesseiro do que o normal.

5) Ficar muito tempo sem lavar

Uma infelicidade sobre os cabelos ondulados é que eles tendem a acumular bastante oleosidade. Só que esse óleo não é bom para os fios, que podem quebrar facilmente, nem para as ondas, que por sua vez vão sendo danificadas.

Lavar o cabelo a cada 7 dias? Nada disso! O ideal é lavar pelo menos 3 vezes na semana.

O que fazer para manter o cabelo bem cuidado?

Mais do que saber o que não fazer para evitar estragar o cabelo, é importante saber como cuidar do cabelo para ele ficar bonito e saudável. Por isso, aqui vão algumas dicas para deixar o cabelo bem cuidado.

A primeira delas é fazer sempre uma boa hidratação. O cabelo ondulado tem raiz oleosa e pontas secas, como uma junção de traços de cabelos lisos e cabelos cacheados. Por causa disso, é bom fazer uma hidratação, além da lavagem normal.

Outra coisa que precisa lembrar na hora de cuidar das ondas é lembrar que menos é mais. O cabelo ondulado pode ser um pouco trabalhoso de cuidar. Quando você tira um tempo para cuidar dele, pode levar até mais de uma hora com procedimentos, desde a lavagem até a hidratação. Por isso, depois desses processos, você tem que deixar o cabelo respirar. Não mexa nele ainda mais.

Falando em término dos procedimentos, lembre-se sempre da etapa de finalização, já que cabelo ondulado precisa de “algo mais”, depois da higienização ou lavagem. Quando terminar de banhar, faça uma finalização no cabelo, seja para deixá-lo mais liso ou para deixá-lo mais ondulado, “ao natural”.

Veja também: 7 dicas para manter sua pele saudável e brilhante durante o verão

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta