Caixa Tem bloqueado? Veja como resolver esse problema

Está com sua conta Caixa Tem bloqueada? Então, descubra qual pode ser o motivo e o que fazer para retomar o acesso


O Caixa Tem é um aplicativo da Caixa Econômica Federal que permite movimentar a poupança social digital. Nela, o governo paga benefícios como o Auxílio Brasil, Vale-gás e abono salarial PIS.

Pode acontecer de o aplicativo ser bloqueado para o usuário, dificultando o acesso ao dinheiro. Embora seja um problema que ninguém gosta de enfrentar, é simples resolvê-lo.

A seguir, você confere como desbloquear o Caixa Tem e descobre por que o acesso é barrado de vez em quando. Acompanhe!

Por que o Caixa Tem é bloqueado?

Caixa Tem bloqueado? Veja como resolver esse problema

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o bloqueio da conta Caixa Tem ocorre por segurança. O banco barra o acesso quando identifica atividades suspeitas na conta, para evitar prejuízos para o usuário.

Além disso, outra possibilidade de bloqueio é por dados incompletos para liberação de serviços no Caixa Tem. O banco faz isso para proteger a conta, tornando-a menos suscetível a golpes.

Como desbloquear o Caixa Tem

A forma de desbloqueio depende do motivo da negativa de acesso. A seguir, apresentamos diferentes situações de bloqueio e o que fazer para solucioná-las:

Liberação de primeiro acesso Caixa Tem

Você consegue fazer login no aplicativo informando CPF e senha, mas não tem acesso a serviços como consulta de saldo e Auxílio Brasil? Se isso acontece, você precisa liberar acesso para movimentar sua conta. Siga este passo a passo:

  1. Localize e selecione “liberar acesso – movimente sua conta”, item disponível no menu de serviços da tela principal;
  2. Selecione “toque aqui para realizar seu primeiro acesso” e siga as orientações dadas na página.

O prazo para liberação do acesso pode demorar até 48 horas. Caso isso não aconteça nesse período, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para autorização do seu dispositivo e acesso.

Autorização de dispositivo com número de celular novo

Trocou de número de celular recentemente? Então, saiba que a Caixa Econômica Federal bloqueia acessos pelo novo número e para resolver essa situação é preciso comparecer a uma lotérica ou agência do banco.

Recomenda-se que você vá à unidade mais próxima e apresente um documento de identificação (RG ou CNH) e CPF. Tenha consigo o celular em que o aplicativo está bloqueado, para agilizar o serviço.

Se ainda estiver com dúvida sobre como proceder no caso de bloqueio por troca de número de celular, entre em contato com a central telefônica da Caixa no número 111.

Perda de acesso por esquecimento de senha

Não se lembra mais da senha de acesso ao Caixa Tem? Neste caso, a Caixa bloqueia o login automaticamente e é preciso recuperar sua senha. Abaixo, você confere um passo a passo de como fazer isso:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem e toque em “entrar”;
  2. Informe seu CPF e selecione “próximo”;
  3. Toque em “recuperar senha”;
  4. Informe seu CPF novamente e toque em “continuar”;
  5. O app exibirá a seguinte mensagem: “em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado”. Caso não localize o e-mail na caixa de entrada, verifique a de spam;
  6. Abra o e-mail, clique em “link para redefinir credenciais” e registre uma nova senha, que deve ser numérica e ter seis dígitos, no mínimo. O aplicativo não aceitará que cadastre parte de seu CPF ou data de nascimento como senha;
  7. Repita a senha e clique em “continuar” para finalizar.

Um detalhe importante: o link para redefinir sua senha Caixa Tem e ter acesso ao app possui validade de 12 horas. Se não cadastrar uma nova senha nesse período terá de pedir o link novamente conforme indicado no passo a passo.

Quais são os serviços do Caixa Tem?

O Caixa Tem permite acesso à conta poupança social digital ou conta poupança digital+ (para quem não recebe benefícios sociais).

O usuário tem acesso a diversos serviços online no aplicativo Caixa Tem. É possível, por exemplo, pagar contas, receber e transferir dinheiro via Pix, consultar informações sobre benefícios e gerar cartão de débito virtual.

Na conta poupança digital+ dá para pedir empréstimos pessoais com crédito limitado caso esteja precisando de um dinheiro extra para aliviar seu orçamento.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Play Store ou App Store. Caso não tenha conta poupança digital, é possível abrir a sua no primeiro acesso, basta seguir as orientações dadas na tela do app.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.