Dinheiro esquecido será liberado nesta segunda (7). Veja como fazer o saque

A primeira rodada de saque do dinheiro esquecido começa já na próxima segunda-feira, 7 de março de 2022. Descubra como vai funcionar!

A partir da próxima segunda-feira, 7 de março de 2022, brasileiros que têm dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras já vão poder começar a fazer o resgate dos valores.

O resgate acontece com base em um calendário determinado pelo Banco Central. Para saber em que dia e em que horário você vai poder receber o seu dinheiro (através de uma transferência Pix, TED ou DOC), é preciso efetuar uma consulta prévia ao sistema.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do No Detalhe, você vai descobrir como consultar e conseguir a liberação do dinheiro esquecido e conferir o calendário completo de agendamento e de resgate de março de 2022. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

Como conseguir a liberação do Dinheiro Esquecido?

Confira nos tutoriais abaixo como consultar e como resgatar o dinheiro esquecido.

Dinheiro esquecido será liberado nesta segunda (7). Veja como fazer o saque (Imagem: Reprodução/Pond5)
Dinheiro esquecido será liberado nesta segunda (7). Veja como fazer o saque (Imagem: Reprodução/Pond5)

Como consultar o dinheiro esquecido

Primeiramente, antes de efetuar o saque, você precisa consultar se tem ou não algum dinheiro esquecido. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

Publicidade

Publicidade

  • Acesse o site do programa clicando aqui;
  • Em seguida, informe o seu CPF ou o seu CNPJ, a sua data de nascimento e aperte em “consultar” (para pessoas jurídicas, informe a data de abertura da empresa);
  • Na próxima tela, o sistema já informará se você tem ou não algum dinheiro esquecido no banco. Caso tenha, ele também passará a data e o horário em que você deverá retornar ao site para efetuar o saque do dinheiro através de uma transferência.

Como resgatar o dinheiro esquecido

Depois de ter confirmado através do método acima que tem dinheiro esquecido no banco, você poderá voltar na data e no horário informados pelo sistema a fim de efetuar o resgate do montante. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do programa clicando aqui;
  • Faça login na plataforma com a sua conta Gov.br (que deverá ter nível Prata ou Ouro para solicitar o resgate, como já explicamos aqui);
  • Leia o termo de responsabilidade e concorde para dar continuidade à solicitação;
  • Na tela seguinte, você verá a quantia em dinheiro que você tem disponível para resgate, a origem desse dinheiro, a instituição responsável e outras informações relevantes;
  • Para resgatar, haverá duas possibilidades, a depender da instituição responsável pela devolução: “Solicitar por aqui” (transferência via Pix, bastando informar uma das suas chaves e outras informações pessoais) ou “Solicitar via instituição” (a instituição não oferece transferência via Pix; nesse caso, você deverá entrar em contato com a instituição via telefone ou e-mail para combinar a devolução).

Pronto! Você solicitou a devolução do seu dinheiro esquecido no banco! Para transferências via Pix, a devolução acontece em até 12 dias de acordo com o Banco Central. Outros métodos (DOC ou TED, por exemplo) podem demorar um tempo a mais.

Ainda é possível fazer a consulta dos valores?

Sim, a consulta ao dinheiro esquecido no banco segue disponível através do site www.valoresareceber.bcb.gov.br. Para consultar, basta seguir o passo a passo que disponibilizamos no tópico anterior.

Previsão de nova rodada de pagamentos de dinheiro esquecido

A consulta pode ser feita a qualquer momento. Porém, o resgate segue um calendário definido pelo Banco Central, que leva em consideração a data de nascimento do indivíduo ou a data de criação da empresa.

O calendário atual é o seguinte:

  • Nascidos antes de 1968: agendamento e resgate entre os dias 7 e 11 de março e repescagem no dia 12 de março;
  • Entre 1968 e 1983: agendamento e resgate entre os dias 14 e 18 de março e repescagem no dia 19 de março;
  • Nascidos após 1983: agendamento e resgate entre os dias 21 e 25 de março e repescagem no dia 26 de março.

Portanto, se você nasceu antes de 1968 (ou teve sua empresa criada antes disso) e tem dinheiro esquecido no banco, atente-se à data e ao horário informados pelo sistema e faça o resgate do seu dinheiro dentro da rodada de pagamentos que se inicia na próxima segunda-feira.

Publicidade

Publicidade

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
PIX será uma das opções para a Restituição do Imposto de Renda de 2022

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário