Cartão Caixa: Veja como solicitar sem consultar SPC/Serasa!

A Caixa Econômica Federal tem uma gama de cartões de crédito e débito disponíveis para a contratação. Entre eles está o CAIXA Simples, que é destinado para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos com menos de 75 anos.

Mas como ele funciona?

  • Cartão de crédito para compras internacionais e em território brasileiro;
  • É um cartão consignado. Assim, ele possibilita que parte do pagamento da fatura seja feito com desconto de até 5% do salário, aposentadoria ou pensão;
  • É possível solicitar que de 20% a 79% do limite de crédito vire dinheiro na conta, com a cobrança de juros rotativos e de IOF.

Benefícios do Cartão CAIXA Simples

Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A principal vantagem do cartão CAIXA Simples é que ele não necessita de consulta no Serasa ou SPC antes da contratação do serviço. Apenas é preciso que os débitos junto a Caixa sejam regularizados antes da solicitação do cartão de crédito.

Outros benefícios são:

  • Isenção de anuidade. Basta pagar a tarifa da emissão do cartão, que pode ser parcelada em três vezes na fatura;
  • Taxa de juros e até três vezes menor do que a de um cartão convencional, de acordo com a Caixa;
  •  Faz parte da plataforma Elo Flex. Isso faz com que o contratante participe automaticamente de cinco benefícios: Elo Wi Fi , Residencial Básico , Auto Emergencial II , Instalação e Fixação , Clube Elo Mania.

Como ter um Cartão CAIXA Simples?

Para contratar um cartão CAIXA Simples é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato com o banco pelo WhatsApp:0800 726 01 04.

Lembre-se dos critérios para conseguir contratar o serviço: ser aposentado e pensionista do INSS ou ser servidor ativo, aposentado e pensionistas vinculado ao Poder Executivo Federal. Em todos esses casos é preciso ter até 75 anos.

Os aposentados ou pensionistas do INSS podem solicitar o cartão em qualquer caixa automático do banco.

Na hora de fazer isso, leve os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante Residência
  • Extrato de benefício
  • S​ervidor Público Federal deverá realizar pré-autorização à CAIXA no portal SIGEPE.

Como negociar dívidas com a Caixa?

Como nós já mencionamos anteriormente, o cartão CAIXA Simples permite que o contratante não precise ter o nome limpo no Serasa/SPC. Ainda sim, as dívidas com o banco devem ser quitadas. E como fazer isso?

Acesse o site da Caixa e clique em “Negociar Dividas”. Verifique os seus dados e os atualize caso necessário.

Depois dessa etapa, confira todos os contratos que você tem com o banco. Os que estiverem em atraso podem ser negociados novamente. As condições previstas são: entrada mínima de 10% sobre o valor da dívida e saldo devedor restante de até R$30.000,00.

Nessa fase basta que você escolha uma data de pagamento para quitar a entrada e decidir qual a quantidade de parcelas que você deseja pagar. O boleto da entrada é gerado na hora e os outros são enviados para o seu endereço. Por isso é tão importante que os seus dados cadastrais estejam atualizados!

O que acontece quando o consumidor está negativado no Serasa / SPC?

Um saldo negativo no Serasa ou no SPC indica para empresas e bancos que o consumidor não tem tanta credibilidade na hora de fazer pagamentos. Por isso é tão difícil contratar um serviço de cartão de crédito nessa situação.

De acordo com o próprio Serasa, nesses casos o melhor a se fazer é ter um cartão pré- pago, fazer um empréstimo para ficar com o nome limpo ou participar dos feirões de renegociação de dívidas.

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

Deixe seu comentário