Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Você certamente já deve ter escutado que para ter um cartão de crédito é preciso ter um bom score. Mas, você sabe o que é score para cartão de crédito e qual o mínimo que deve atingir para conseguir esse produto?

Aqui, respondemos essas dúvidas e também indicamos qual o score mínimo para conseguir um cartão de crédito! Continue a leitura e confira!

Publicidade

Publicidade

score mínimo para cartão de crédito

O que é score para cartão de crédito?

Score é uma palavra do inglês que é traduzida como “pontuação”. Logo, score para cartão de crédito é a pontuação a ser atingida para ter acesso a esse produto.

A pontuação varia de zero a mil e indica a probabilidade de a pessoa atrasar o pagamento de contas. Quanto mais próximo de zero, pior é o perfil financeiro da pessoa, indicando uma alta possibilidade de endividamento.

Em contraposição, quanto mais próximo de mil, melhor o perfil financeiro e maiores as chances de ter o cartão de crédito aprovado, inclusive outros produtos como empréstimos e financiamentos.

Publicidade

Publicidade

Como o score é calculado?

O score é calculado por empresas de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC. Para estabelecê-lo, a empresa considera diversos fatores, como o histórico de pagamentos da pessoa.

Também leva em consideração se a pessoa já foi negativada, ou seja, teve alguma restrição no CPF (nome sujo), e se possui Cadastro Positivo. Caso tenha alguma dívida em aberto há mais de cinco anos, ela não entra no cálculo de score.

Qual o score mínimo para conseguir cartão de crédito?

Cada operadora de cartão de crédito tem uma política específica, portanto, o score mínimo pode variar entre elas. É justamente por isso que não há como estabelecer um score mínimo que seja válido para todas as empresas.

Mas, de maneira geral, pessoas que possuem score entre 0 e 300 têm maior dificuldade para conseguir um cartão de crédito. Entretanto, ainda há empresas que disponibilizam cartão nessas condições, porém com limite de crédito baixo.

Veja, a seguir, uma divisão de pontuação de score que as empresas de crédito normalmente adotam para análise do perfil do cliente, para saber se liberam ou não o cartão:

Score de crédito baixo

Trata-se do score de crédito entre 0 e 300, indicando a menor pontuação possível. Neste caso, é mais difícil conseguir cartão de crédito, bem como demais produtos como financiamentos e empréstimos.

Publicidade

Publicidade

Mas, é importante ressaltar que ainda há bancos e financeiras que concedem produtos de crédito para esse público, porém com restrições ou taxas de juros mais altas.

Score de crédito médio

Nesta faixa estão pessoas com pontuação de 301 a 700. Curiosamente, é onde a maioria dos brasileiros se encontra e com esse score já é mais fácil conseguir um cartão de crédito.

Score de crédito alto

Faixa de pontuação que dá acesso aos melhores cartões de crédito, com limites mais altos. Quem está nessa categoria consegue, com maior facilidade, cartões como o gold e platinum. Se tiver score acima de 900, consegue o black.

No entanto, atenção a um detalhe: sua renda deve ser compatível com o tipo de cartão solicitado. Se tiver um score acima de 900, pedir um cartão black e não possuir renda mínima para tê-lo, não conseguirá essa alternativa.

Como consultar meu score para cartão de crédito?

Publicidade

Quer consultar seu score para cartão de crédito, mas não sabe como? Dá para verificá-lo gratuitamente no site Serasa Consumidor. Veja um passo a passo para consulta:

Publicidade

  1. Acesse o site Serasa Consumidor;
  2. Clique em “consulte agora”;
  3. Informe seu CPF e clique em “continuar”;
  4. Digite sua senha e clique em “continuar”, se já tiver uma conta. Caso não tenha, clique em “cadastre-se para abrir uma conta” e siga as orientações dadas na página;
  5. Consulte seu score de crédito na página inicial.

Como aumentar seu score para cartão de crédito

Existem formas de aumentar seu score nos cartões de crédito, para conseguir o produto ou uma melhor alternativa de acordo com seu perfil. Veja o que fazer:

  • Possui dívidas? Então, renegocie todas e limpe seu nome. Seu score aumentará automaticamente;
  • Mantenha dados pessoais atualizados junto a órgãos de proteção ao crédito;
  • Pague suas contas sempre em dia.

Um detalhe importante: se alguém pedir dinheiro para aumentar seu score, não pague porque se trata de um golpe! Órgãos como o Serasa não cobram valor algum para aumento da pontuação.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário