Chevrolet Onix LT: pontos positivos e negativos de comprar

Confira 5 pontos importantes antes de comprar um Chevrolet Onix LT. Saiba tudo sobre o carro mais vendido da marca.


Se você está pensando em comprar um Onix LT e quer saber mais sobre os pontos positivos e negativos desse popular hatch compacto, veio ao lugar certo.

Vamos explorar alguns aspectos muito bons e outros que podem fazer você pensar duas vezes antes de adquirir um dos carros mais vendidos do Brasil.

1 – Economia de Combustível: Um Grande Ponto Positivo

Chevrolet Onix LT 5 coisas que você precisa saber antes de comprar um
Veja 5 pontos importantes que você precisa considerar antes de comprar um Onix LT. Foto: Divulgação/Chevrolet

Um dos maiores trunfos do Onix LT 1.0 é a sua eficiência no consumo de combustível. Com 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada (com gasolina), ele tem uma boa autonomia, podendo chegar a 585 km na cidade e 730 km na estrada.

Isso significa mais dinheiro no seu bolso e menos paradas no posto de gasolina. Afinal, quem não gosta de economizar, né?

2 – Desempenho: Nem Tudo São Flores

Em compensação, aqui temos um aspecto negativo que pode fazer você pensar duas vezes antes de comprar um Onix LT.

Com um motor 1.0 de 82 cv (com álcool) e 78 cv (com gasolina), o desempenho do carro pode deixar a desejar, especialmente em ultrapassagens ou subidas íngremes.

Além disso, o tempo de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos não é dos mais empolgantes. Então, se você procura um carro mais esportivo e “venenoso”, talvez o Onix não seja a melhor opção.

3 – Segurança de Série: Um Grande Atrativo

O Onix LT 1.0 2023 vem recheado de itens de segurança, como freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampa.

Além disso, tem fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Você pode ficar tranquilo, pois a Chevrolet não brincou em serviço nesse quesito!

4 – Freio Traseiro a Tambor: Um Ponto Negativo

Por outro lado, o Onix LT 1.0 possui freio a tambor na traseira, o que pode ser visto como um ponto negativo em comparação com os freios a disco, que são mais eficientes e proporcionam melhor desempenho de frenagem.

Apesar de ser uma escolha comum em carros compactos, é importante levar em consideração se isso afetará sua experiência de direção.

5 – Preço Acessível e Boa Relação Custo-Benefício

Por fim, temos um dos principais atrativos do Onix, ponto que ajuda a manter este carro entre os mais vendidos do Brasil há anos e não pode ser deixado de lado.

Com um preço a partir de R$ 82.950, o Onix LT 1.0 2023 é uma opção acessível para quem busca um carro compacto com bom desempenho e qualidade.

É verdade que o IPVA (cerca de R$ 3.300 em São Paulo) pode pesar um pouco no bolso, mas, no geral, é um bom investimento considerando o que o carro oferece.

Vale a pena comprar um Onix LT?

Agora que você conhece os prós e contras de comprar um Onix LT 1.0 2023, é hora de pesar os pontos positivos e negativos e decidir se ele é o carro certo para você.

Como cada motorista tem suas próprias preferências e necessidades, o que pode ser um aspecto negativo para um, pode não ser tão importante para outro. Por isso, essa decisão precisa depender do que você espera e precisa de um carro.

Após considerar essas questões, vale a pena visitar uma concessionária para fazer um test drive e avaliar se o Chevrolet Onix LT 1.0 2023 atende às suas expectativas. Afinal, nada como sentir na prática como é dirigir o carro dos seus sonhos – ou, quem sabe, descobrir que ele não é bem o que você imaginava.

Além disso, aproveite também para conhecer outros carros na mesma faixa de preço do Onix para compará-los e saber qual te agrada mais. Aqui nós já comparamos ele com o Hyundai HB20, por exemplo.

Ficha técnica Onix LT 2023

Chevrolet Onix LT 1.0
Informações Dados
Ano 2023
Preço por volta de R$ 80.372
IPVA R$ 3.215 (com base no estado de SP)
Configuração Hatch Compacto
Combustível Flex (Álcool e Gasolina)
Lugares 5
Portas 4
Geração
Mecânica
Motorização Motor CSS Prime 1.0, dianteiro de disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos hidráulicos e cilindrada unitária de 333 cm³, peso/potência de 12,79 kg/cv e peso/torque de 99,0 kg/kgfm, aspiração natural e alimentação de injeção multiponto
Potência máxima 82 cv com álcool e 78 cv com gasolina a 6400 rpm
Torque máximo 10,6 kgfm com álcool e 9,6 kgfm com gasolina a 4100 rpm
Velocidade máxima 167 km/h
Aceleração 0-100 km/h 13,3 segundos
Consumo na cidade 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
Consumo na estrada 11,6 km/l com álcool e 16,6 km/l com gasolina
Autonomia 414km com álcool e 585 km com gasolina na cidade e 510km com álcool e 730km com gasolina na estrada
Câmbio F17-6 HR, manual de 6 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração Dianteira
Direção Elétrica, com diâmetro de giro de 10,4m
Suspensão dianteira Independente, McPherson, Mola helicoidal
Suspensão traseira Eixo de torção, com Mola Helicoidal
Freio dianteiro Disco ventilado
Freio traseiro Tambor
Pneus dianteiros 185/65 R15, com altura do flanco de 120mm
Pneus traseiros 185/65 R15, com altura do flanco de 120mm
Dimensões
Comprimento 4163mm
Distância entre-eixos 2551mm
Porta malas 275 litros
Peso 1049kg
Altura mínima do solo 128mm
Largura 1730mm
Altura 1476mm
Bitola dianteira 1506mm
Bitola traseira 1510mm
Tanque de combustível 44 litros
Carga útil 375kg

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Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.