Siga estas dicas para dirigir na chuva e evitar acidentes

Eduardo Peres

09/01/2023

Dirigir é um assunto bem sério, ainda mais quando falamos de dirigir na chuva, quando o risco de acidentes aumenta. Para evitar acidentes ao dirigir na chuva, veja aqui no No Detalhe 7 dicas que podem ser muito úteis para você que é motorista!

Siga estas dicas para dirigir na chuva e evitar acidentes (Imagem: Thái An/ Unsplash)

Siga estas dicas para dirigir na chuva e evitar acidentes (Imagem: Thái An/ Unsplash)

7 – Não pare por muito tempo

Se você estiver dirigindo em tempo chuvoso, procure não parar o veículo no meio da estrada. Primeiro porque pode atrapalhar outros motoristas, e segundo porque você pode correr o risco do seu carro ser atingido por um raio, principalmente se você estiver embaixo de uma árvore.

Para evitar ser atingido por um raio, deixe seu carro em um local onde ele não esteja exposto à chuva, e procure ficar dentro de um lugar fechado que não corra risco de ser atingido. Ou, se for possível, procure não parar na pista ou em qualquer outro lugar por nenhum motivo, a não ser que seja absolutamente necessário.

6 – Mantenha suas janelas desembaçadas

É normal que as janelas do seu veículo tendam a ficar embaçadas na chuva. Isso acontece por causa que o ar dentro do veículo é mais quente que o ar do lado de fora, fazendo com que vapor de água condense nas janelas dificultando a visibilidade.

É possível evitar que as janelas fiquem embaçadas ao ligar o ar-condicionado do veículo e direcionando o fluxo de ar diretamente para o para-brisa dianteiro e traseiro, garantindo que o ar que sai do ar-condicionado seja mais frio que o ar fora do veículo.

5 – Freie com cuidado

Nunca freie bruscamente ao dirigir na chuva, pois, se você fizer isso, as rodas do veículo podem acabar perdendo aderência, fazendo com que o veículo escorregue para frente. Se isso acontecer, mantenha a calma e não vire o volante para a esquerda nem para a direita, apenas mantenha o veículo indo em uma linha reta até que as rodas tenham ganhado aderência novamente.

4 – Mantenha sempre uma distância segura

Colisões são normais em tempos chuvosos, para evitar que você acabe colidindo com outros veículos, mantenha sempre uma distância segura dos outros carros. Isso irá garantir que, se você precisar parar em caso de emergência, você não irá precisar aplicar os freios bruscamente, ainda mais se eles estiverem molhados, o que pode fazer com que eles demorem um pouco até que comecem a desacelerar o veículo.

3 – Preste atenção aos veículos à sua volta

Além de manter uma boa visibilidade, preste sempre muita atenção aos veículos que estão à sua volta, especialmente se eles não estão com os seus faróis ligados ou se eles não farão movimentos bruscos.

Além disso, preste muita atenção aos veículos de cores mais escuras, como preto ou cinza, já que eles podem ser mais difíceis de avistar por se camuflarem na chuva, ainda mais se houver uma névoa sobre a estrada, o que dificultará ainda mais a visibilidade.

2 – Mantenha os faróis acesos

O cenário em volta da estrada tende a se tornar mais escuro por causa da chuva, algo que dificulta ainda mais a visibilidade. Para garantir que os outros motoristas possam ver você, mantenha sempre seus faróis acesos em tempos chuvosos, pois isso impedirá que você assuste outros motoristas com movimentos bruscos, além de impedir uma colisão com eles.

Além disso, procure sempre sinalizar para os outros motoristas se você for trocar de faixa, pois isso também pode diminuir o risco de acidentes. Se você não possui esse hábito, dirigir na chuva pode ser uma boa hora para começar a fazer isso; afinal de contas, é melhor indicar para os outros que você irá somente trocar de faixa do que acabar envolvido em um acidente, não é?

1 – Dirija devagar

Existe um fenômeno chamado “aquaplanagem”, que acontece quando os motoristas aceleram demais o veículo fazendo com que as rodas passem a girar em cima da camada de água que está sobre a estrada, ao invés do asfalto.

Quando isso acontece, o veículo pode acabar saindo do controle do motorista, fazendo com que o carro derrape na pista podendo causar uma colisão. A melhor forma de evitar que isso aconteça é dirigir devagar, preferencialmente em uma velocidade menor que 60 km/h.

Na verdade, as chances dos outros motoristas reclamarem que você está indo devagar demais na chuva é baixa, pois os motoristas mais experientes também tendem a diminuir a velocidade para evitar acidentes, até mesmo em vias que possuem limites de velocidade maiores.

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta