Detran SP: quais os serviços podem ser acessados pelo aplicativo oficial?

ipva 2022 detran sp

Pensando em facilitar o acesso a seus serviços, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo lançou o aplicativo Detran SP.

Trata-se de um app disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android e iOS, no qual o motorista com carro registrado no estado de São Paulo pode realizar diversos serviços.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere quais são esses serviços e descobre como funciona o aplicativo. Acompanhe!

Como funciona o aplicativo Detran SP

ipva 2022 detran sp

O aplicativo Detran SP está disponível gratuitamente na Play Store e App Store. Para utilizá-lo, é obrigatório ter acesso à internet no dispositivo, seja por Wi-Fi ou pacote de dados.

A ferramenta disponibiliza serviços de duas formas: aqueles que precisam de login de usuário e senha e outros que não precisam e podem ser acessados livremente. Todos os serviços que necessitam de login estão identificados com um cadeado no menu principal.

Publicidade

Publicidade

Além de ter acesso a uma lista extensa de serviços, o usuário do aplicativo também encontra uma seção dedicada a atendimento, com possibilidade de direcionamento para outros canais do Detran SP, como o site oficial, Disque Detran e redes sociais.

Um detalhe importante: o app Detran SP é compatível com Android 3.0 ou superior, bem como com iOS 8.0 ou superior. Verifique se seu dispositivo atende aos requisitos mínimos.

Quais os serviços disponíveis no aplicativo Detran SP?

O usuário tem acesso a uma lista de serviços mais utilizados no portal do Detran SP. A proposta do órgão é possibilitar que o motorista consiga realizar serviços rapidamente, em qualquer lugar, sem precisar entrar no site do órgão. Veja quais são os principais:

  • Consulta de multas e pontos na carteira de habilitação;
  • Consulta de dados sobre seu veículo. Neste caso, é possível obter informações detalhadas por meio do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores);
  • Recebimento de mensagens personalizadas sobre vencimento de habilitação e aviso de emissão ou envio de documentos via Correios;
  • Solicitação de segunda via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Acesso ao serviço “agenda do carro”. Neste caso, o usuário precisa cadastrar seu veículo e o aplicativo mostra quais são as datas de vencimento de taxas e licenciamento, por exemplo;
  • Pesquisa de peças usadas;
  • Acompanhamento de pedidos feitos junto ao órgão;
  • Pesquisa de ECV (Empresa Credenciada de Vistoria);
  • Indicação de condutor que realmente foi responsável pela infração, evitando o acúmulo indevido de pontos na carteira;
  • Pesquisa de CFC (Centro de Formação de Condutores);
  • Verificação de autenticidade de certidão do Detran SP;
  • Confirmação de autenticidade de CNH.

Além da lista de serviços acima, o motorista também encontra um tutorial de uso no aplicativo e uma seção com informações sobre o que fazer caso se envolva em acidentes de trânsito.

Outras seções disponíveis no aplicativo são as de dúvidas frequentes, fale conosco e SP Serviços, que é um app que reúne diversos serviços do governo do estado de São Paulo para diferentes públicos.

Como entrar em contato com o Detran SP?

O Detran disponibiliza diferentes canais de atendimento para os motoristas. A seguir, você confere como acessá-los para sanar dúvidas ou registrar reclamações:

Portal Detran SP

Publicidade

Publicidade

Há duas formas de acessá-lo: por meio do aplicativo, na seção Fale Conosco, ou diretamente no Portal Detran SP. Ao acessá-lo, basta selecionar “clique aqui para enviar sua manifestação”. É possível se informar sobre IPVA SP, licenciamento, CNH, entre outros.

Disque Detran SP

Trata-se de um atendimento telefônico que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, bem como aos sábados das 7h às 13h. Na capital e municípios, o número é (11) 3322 3333. Já em demais localidade é 0300 101 3333.

Redes sociais

O órgão também disponibiliza atendimento em suas redes sociais. Mas atenção a um detalhe: por meio desses canais pode ser que a tratativa demore mais. Normalmente, a recomendação geral é utilizar os demais canais que citamos acima.

Ouvidoria Detran SP

Se quiser enviar uma denúncia de corrupção, reclamação em segunda instância, sugestões ou elogios, o canal adequado é a Ouvidoria do órgão.

Publicidade

É possível acessar informações sobre contato diretamente na página da Ouvidoria do Detran SP, que indica como encaminhar a informação para receber um retorno com rapidez e segurança.

Publicidade

Vale lembrar que, além desses canais, o motorista também pode obter atendimento em postos físicos do órgão. Para verificar qual a unidade mais próxima de você, acesse o site do Detran SP.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar