IPVA 2022 PA: último dia para conseguir 10% de desconto (veículos com placa final 3)

Elouise Lopes

31/03/2022

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para os condutores e proprietários de veículos. No Pará, o prazo máximo para efetuar o pagamento do IPVA 2022 PA com desconto de 10% é hoje (31) para veículos de placa com final 3.

Aqueles que fazem o pagamento em cota única de forma antecipada costumam receber essa oferta de redução no valor do tributo.

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como pagar o IPVA 2022 PA, quem está isento do pagamento do tributo e o que acontece com quem deixa de pagar o IPVA 2022. Confira!

Como pagar o IPVA 2022 PA?

IPVA 2022 PA: último dia para conseguir 10% de desconto (veículos com placa final 3)

Chega ao fim o prazo para pagamento do IPVA 2022 PA em cota única com de 10% para proprietários de veículos de placa com final 3. Saiba mais! (Imagem: Pexels/Divulgaçã)

Nesta quinta-feira (31), termina o prazo para pagamento em cota única do IPVA 2022 PA com direito a desconto de 10% para quem é proprietário de veículo de placa com final 3.

Outras duas opções para pagamento do tributo da placa com final 3, além do pagamento em cota única, estão disponíveis. Porém, no caso dessas, o motorista deve estar ciente de que não haverá redução no valor a ser pago.

O proprietário de veículo tem a possibilidade de fazer o parcelamento do pagamento em três vezes. Quem optar pelo pagamento parcelado deve saber que o prazo de vencimento da primeira parcela também vai até esta quinta-feira, dia 31 de março.

Outra opção de pagamento que o contribuinte tem à disposição é a realização do pagamento total do Imposto até o dia 31 de maio de 2022.

Para pagar o Imposto, os contribuintes devem se dirigir a agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e do Itaú e procurar pelo serviço de autoatendimento. Ainda é possível fazer o pagamento do IPVA 2022 PA em casas lotéricas.

A alternativa mais prática, simples e rápida é fazer o pagamento pelo aplicativo do Detran. Nesse caso, basta que o contribuinte acesse o aplicativo e gere  Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), apenas informando o RENAVAM. A partir disso, basta efetuar o pagamento por meio de aplicativo de banco.

Lembrando que algumas instituições bancárias oferecem milhas e cashback aos clientes que optarem por fazer o pagamento do tributo por meio de seus cartões de crédito. Qualquer dúvida a respeito da emissão do IPVA pode ser tirada por e-mail:  [email protected]

Quem está isento do pagamento?

Existem algumas situações que acabam isentando o veículo do pagamento do Imposto. Essas situações incluem:

  • Veículos que tem mais de 15 anos de fabricação;
  • Embarcações de pescadores profissionais (usados em atividade pesqueira);
  • Veículos de embaixadas;
  • Táxi;
  • Veículos adaptados para deficientes físicos;
  • Entre outras.

Devemos mencionar, inclusive, que o Governo está expandindo isenção do IPVA para pessoas com deficiência em Minas Gerais.

O que acontece se seu não pagar o IPVA 2022?

Para transitar de forma regular pelas ruas, é importante que o motorista mantenha a documentação em dia, desde a própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovando o documento quando necessário e quitando eventuais multas, até os documentos referentes ao próprio veículo, como é o caso do  Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV) e do licenciamento, por exemplo.

Caso um dos documentos esteja vencido ou comprometido de alguma forma, o condutor estará sujeito a multa.

Assim também é necessário dar a devida atenção ao Imposto, pois, se os pagamentos não forem realizados, o veículo estará irregular, o que implicará na aplicação de multa. Em se tratando do IPVA, caso ele não seja pago, a multa é de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa Selic.

Veja também: Auxílio Brasil 2022: quando começam os pagamentos do benefício em abril?

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta