CNH 2022: Principais mudanças no documento

Marina Darie

04/01/2022

Um novo ano começou e, com ele, algumas mudanças relacionadas aos condutores brasileiros devem ser implementadas. Uma delas está relacionada com a carteira de motorista, a CNH 2022, que terá um novo modelo a partir de junho deste ano, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A novidade poderá ser emitida digitalmente, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou no formato impresso. Primeiramente, o novo padrão só será obrigatório para quem tirar a primeira via da CNH 2022, a partir da data estabelecida pelo Contran, ou para os motoristas que renovarem o documento. 

Quais serão as novidades da CNH 2022?

CNH 2022 terá mudanças a partir de junho deste ano

Contran divulga como será a CNH 2022, que começará a ser emitida em junho deste ano. Veja as mudanças! (Imagem: Reprodução / Contran)

A CNH 2022 vai passar por mudanças de layout, padrão e de segurança. Ela contará com tons de verde e amarelo, ao invés de apenas o verde, como é predominante hoje em dia.

Além disso, a assinatura do condutor vai ficar abaixo da foto dele e existirá um quadro, marcado com as silhuetas de todos os tipos de veículos e com a marcação de qual categoria da Carteira Nacional de Habilitação que o motorista se encaixa. 

Logo abaixo deste quadro, terá um campo de observações, como restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada. Motoristas com Permissão para Dirigir, que é a autorização temporária liberada para os iniciantes, terão na CNH 2022 a letra “P” no lado superior direito do documento. Já quem tem o documento definitivo terá a letra “D”. 

Entre os itens de segurança, a nova carteira de motorista vai contar com uma tinta especial fluorescente, com itens visíveis apenas com luz ultravioleta e com um holograma na parte inferior do documento.

O QR Code, que já existe desde 2017 no verso da carteira de motorista, vai continuar, para dar acesso ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital. 

Validade da Carteira Nacional de Habilitação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualizado em abril de 2021, causou mudanças na CNH, como na validade dela e a quantidade de pontos até que seja necessário fazer a reciclagem. Veja quais são elas:

Aumento de pontos na CNH

Eles são válidos por 12 meses: 

  • 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
  • 30 pontos para quem possuir uma gravíssima;
  • 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo;
  • 40 pontos para motoristas profissionais independente da infração. 

Validade da CNH

A renovação do documento deve ser feito nos seguintes períodos: 

  • 10 anos para condutores com menos de 50 anos;
  • 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
  • 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

Isenção do DPVAT 2022

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou mais uma vez, a pedido da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que os motoristas fiquem isentos de pagar o DPVAT 2022.

Essa medida foi autorizada pois já existem recursos suficientes para arcar com a despesa, por conta dos pagamentos dos próprios contribuintes com o passar dos anos. 

O DPVAT foi criado pela Lei n° 6.194/1974 e é o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não. 

As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado. O pagamento independe também da apuração de culpados. Além disso, mesmo que o veículo não possa ser identificado, as vítimas ou seus beneficiários têm direito à cobertura”, informa a Caixa. 

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, veículos automotores de vias terrestres são aqueles que possuem motor próprio e podem rodar em terra ou asfalto. Não se enquadram nessa categoria bicicletas, barcos e trens.

Desde janeiro de 2021, a Caixa Econômica Federal é responsável pelos pagamentos  das indenizações do Seguro DPVAT. Já a Seguradora Líder tem o papel de fazer o reembolso para as vítimas de acidentes registrados até 31 de dezembro de 2020.

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

0

Aguarde, procurando sua resposta