Saiba no que se atentar ao solicitar a CNH

Confira quais são os principais pontos aos quais você deve se atentar na hora de solicitar a sua Carteira Nacional de Habilitação!

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento necessário para conduzir todo e qualquer veículo (automotivo) em todo o território nacional. Durante a solicitação desse documento ocorreram alguns equívocos.

É muito comum, e até fácil, cometer erros quando solicitar a renovação da CNH ou até mesmo solicitar a primeira CNH por falta de informações de suma importância. O Detran de SP, com isso em mente, realizou uma lista de pontos importantes para se atentar quando for solicitar a CNH. 

Publicidade

Publicidade

Pontos a se observar ao solicitar a CNH

Quando solicitar a CNH é importante se atentar à solicitação do processo da CNH, ao pagamento das taxas que deve — sempre — ser realizado no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do motorista que está em processo de obter a CNH.

Saiba no que se atentar ao solicitar a CNH (2)

Fonte/Reprodução: original

Pagamento de taxas para solicitar a CNH

Durante a solicitação ou renovação da CNH existem algumas taxas que devem ser pagas. Elas se referem aos serviços prestados pelo Detran para te auxiliar durante o seu processo de obtenção da CNH.

Publicidade

Publicidade

É importante não esquecer de efetuar o pagamento das taxas que pode ser realizado em bancos credenciados (como o Banco do Brasil) ou até mesmo em casas lotéricas. Em caso de não possuir conta em nenhum banco cadastrado é possível realizar o pagamento apenas pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Pedir a CNH

Às vezes acontece do pagamento das taxas ser efetuado, mas a CNH não ser solicitada no portal do Detran. Sem solicitar a CNH, o Detran não é informado dos dados necessários para dar continuidade ao processo.

Endereço cadastrado

Através do portal virtual do Detran é possível consultar o endereço cadastrado para a entrega da CNH. Se o caso for uma CNH definitiva ou uma renovação é possível estabelecer um endereço alternativo para o recebimento — e apenas com o fim de recebimento — da sua carteira.

Atrelar o pagamento ao CPF

Quem não tem conta em bancos credenciados e acabam por pedir para que terceiros realizem o pagamento das taxas.

A conta em que o pagamento foi realizado não importa, mas é de suma importância que o CPF do motorista que solicitar a CNH seja informado durante o pagamento.

Acompanhar o pedido da CNH

É possível consultar a situação da sua CNH no site do Detran do seu estado, conferindo se ela foi emitida pelos Correios em “Acompanhamento de serviços de CNH”. O link pode variar conforme o Estado em que o motorista se encontra.

CNH digital

Publicidade

Publicidade

A Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) lançou o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) em que você tem uma versão digital da sua CNH de mesmo valor jurídico que o documento impresso. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Calendário de renovação

A solicitação da renovação das CNH foi paralisada desde março de 2020 devido à pandemia do Covid-19, onde houve um cronograma publicado no Diário Oficial da União e contempla as CNH com vencimentos de 1º de março de 2020 até 31 de dezembro de 2022.

Para solicitar a renovação da CNH ou solicitar a carteira de motorista definitiva, deve-se renová-la no mês referente ao vencimento do documento.

Solicitar a CNH pode ser feito online através do site do Detran ou pelo portal (e até mesmo o aplicativo) do Poupatempo.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário