Como evitar golpes na OLX?

Como evitar golpes na OLX (1)
Fonte/Reprodução: original

Com a facilidade e diversos métodos de compra pela internet, são decorrentes os golpes e tentativas de fraudes nesse meio. A OLX é um site especializado em compra e venda de usados, é possível encontrar de tudo por lá, como móveis, celulares, vídeo games e até mesmo veículos. 

Independente da criação de ferramentas para que casos de golpes parem de acontecer, como, por exemplo, a tática de carteira digital e compra segura, a plataforma ainda é palco de golpes. Veja algumas dicas para formalizar uma compra segura pela OLX.  

Publicidade

Publicidade

Como a OLX funciona?

A plataforma OLX funciona de maneira bem simples. É possível se cadastrar e divulgar os produtos que deseja vender para o Brasil inteiro. Os interessados na compra conseguem visualizar o item à venda e entrar em contato com o vendedor por meio de um chat. 

A OLX aconselha que todos os anúncios da plataforma contenham fotografias de qualidade e descrições que consigam sanar todas as dúvidas dos possíveis clientes. Ao divulgar um produto com um anúncio completo, é provável que a compra se torne mais rápida. 

Como evitar golpes na OLX (2)
Fonte/Reprodução: original

Existem mais de um tipo de método de pagamento para as compras realizadas, algumas são realizadas fora da OLX, inteiramente combinada com o comprador, assim como meios de envio. A plataforma não se responsabiliza em caso de fraudes ao utilizar esses métodos.

Publicidade

Publicidade

Quais principais golpes na OLX?

Existe uma infinidade de meios que golpistas usam para realizar algum golpe. Um dos mais usados atualmente é o golpe do falso pagamento. Nele, o criminoso se passa por um possível comprador, tenta mostrar que está muito interessado no objeto e assim fecha o negócio.

Porém, após o processo, o golpista envia falsos comprovantes de pagamento à vítima e recebe o item da compra sem ter pago. 

Outro tipo de golpe também muito utilizado é o do WhatsApp e mesmo sendo muito conhecido e divulgado, muitas pessoas ainda tomam prejuízos por conta dele. Esse golpe consiste na identificação do número de celular do comprador. Assim, os fraudadores pedem dados e informações como desculpa para confirmar determinada compra. 

Feito isso, eles pedem que a vítima envie uma sequência numérica que recebeu por SMS. Assim, conseguem invadir o WhatsApp da pessoa e começam pedir dinheiro aos familiares e amigos.

Há também o golpe do intermediário, onde os golpistas roubam anúncio de outras pessoas para receber o pagamento por um produto que não existe. Esse é muito comum de encontrar, normalmente aparece com preços abaixo da média, fator que faz com que as pessoas se atraiam rapidamente pelo anúncio.

Como se prevenir de golpes?

Em geral, a OLX é uma plataforma segura e muito eficiente, mas é necessário sempre estar atento aos golpes que podem ocorrer, por isso tente manter toda negociação dentro da plataforma, assim será possível ter todos os registros daquela venda ou compra. Caso perceba algum desvio de conduta, informe a OLX imediatamente.

Publicidade

Publicidade

Também é aconselhável a não divulgação e troca de seus dados pessoais com os compradores ou vendedores. A maioria dos golpes faz uso desses dados para possíveis golpes, então mantenha os números do seu RG e CPF muito bem guardados.  Em caso de grandes transações, como no caso de casas e carros, sua documentação deve ser compartilhada apenas com órgãos legais.

Em qualquer venda online, não só na OLX, o cuidado para não cair em golpes e fraudes precisa ser redobrado. Não se esqueça de apenas liberar seu produto com a confirmação de cada pagamento, confira sempre o valor em conta antes de despachar seu pacote. 

Praticar essas medidas de segurança vai garantir sua segurança em todas as transações que realizar e assim evitar dores de cabeça no futuro. 

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar