No Brasil, ocorre uma tentativa de fraude a cada sete segundos

Você sabia que no Brasil, ocorre uma tentativa de fraude a cada sete segundos? Veja mais sobre o assunto aqui No Detalhe.

O mês de setembro deste ano foi marcado pelo aumento de 22% no número de tentativas de fraude. É possível afirmar que um episódio de fraude acontece a cada sete segundos no Brasil. Esses números são obtidos de acordo com o indicador de fraude do Serasa Experian.

O crescimento desse tipo de ocorrência é considerável se compararmos com o mesmo período do ano passado. O Serasa Experian aponta pelo menos 3,1 milhões de ocorrências só no último mês.

Publicidade

Publicidade

Quais os principais alvos da tentativa de fraude?

Conforme aponta o levantamento, 57% das ocorrências registradas são focadas no setor de bancos e cartões. Foram 1,1 milhão de casos contra brasileiros, dos 36 a 50 anos de idade. Esses alvos também são considerados mais lucrativos.

No Brasil, ocorre uma tentativa de fraude a cada sete segundos (2)
Fonte/Reprodução: original

Já os idosos não aparecem nem na segunda colocação dentre o foco dos criminosos para tentativa de fraude. Esse lugar fica para pessoas entre 26 e 35 anos. Pessoas com mais de 60 anos, surgem apenas na quarta colocação, com um total de 354 mil crimes cometidos contra eles.

Com a chegada da Black Friday e das compras de final de ano, a digitalização de bancos e um aumento significativo no uso de aplicativos e soluções digitais, os especialistas acreditam que esses podem ser citados como as principais razões de todo esse crescimento.

Publicidade

Publicidade

Como é possível se proteger?

Para se proteger e não cair em um possível golpe, ainda mais nessa época do ano, fique atento aos links que recebe em sua caixa de e-mail, SMS e até mesmo ligações. Lembre-se que como cliente, você nunca deve passar senhas, informações pessoais ou códigos aos atendentes. As empresas legítimas não costumam pedir esses dados.

É de extrema importância também que sejam usadas senhas fortes para cada tipo de serviço. Não use a mesma em várias contas e apps, isso permite facilidade na hora de invadirem seus dados.

Para concluir, mantenha as notificações de todos seus apps financeiros ligados, isso te dará maior controle sobre seus extratos e atualizações, podendo identificar uma tentativa de fraude em seus primeiros momentos e assim realizando o bloqueio de seus dados e do acesso indevido.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário