Descubra se a sua empresa está pagando o seu FGTS em dia

Veja como consultar o extrato do FGTS para saber se a sua empresa está fazendo os depósito em dia, e o que fazer se não estiver.

Os trabalhadores que desejam saber se a sua empresa está pagando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem consultar o extrato em poucos minutos.

Se preferir, o trabalhador também pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para verificar o extrato do fundo. Porém, hoje em dia não é mais necessário sair de casa para fazer isso.

Publicidade

Publicidade

Afinal, é possível fazer esta consulta em poucos passos por meio do aplicativo do FGTS, conforme mostraremos a seguir.

Como checar o extrato do FGTS pelo aplicativo?

Descubra se a sua empresa está pagando o seu FGTS em dia
Veja como saber se a sua empresa está pagando o FGTS em dia. Foto: VEJA.com

Os trabalhadores que desejam consultar os extratos atualizados do FGTS podem usar o App FGTS, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

Para baixar, basta acessar a página oficial do aplicativo, descer a tela até o quadro de download e clicar em “Baixe na Play Store” se o celular for sistema Android ou em “Baixe na App Store” se for iOS (Apple).

Publicidade

Publicidade

Após instalar o aplicativo, é só selecionar a opção “Cadastre-se”, preencher todos os dados solicitados, cadastrar uma nova senha e seguir os passos indicados para finalizar o cadastro.

Depois de concluir o cadastro, o trabalhador terá acesso a informações como o extrato atualizado do FGTS e as opções de saque disponíveis.

O que fazer se a empresa não estiver pagando o FGTS em dia?

Se ao checar o extrato do FGTS o trabalhador descobrir que a empresa não está fazendo os depósitos, ele deve exigir seus direitos.

Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato diretamente com o empregador para questionar sobre o atraso e tentar resolver o problema.

Mas, se este contato não for suficiente, é possível denunciar a empresa anonimamente. Para isso, o trabalhador pode entrar em contato com o sindicato da sua categoria ou com o governo federal, através de um canal para denúncias trabalhistas.

Além disso, se for necessário, o trabalhador pode acionar a Justiça do Trabalho para exigir o pagamento. Nesse caso, ele pode utilizar a Justiça gratuita (Defensorias Públicas) ou contratar um advogado particular.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que o prazo para exigir o pagamento do FGTS na Justiça é de até dois anos a partir do fim do contrato de trabalho. Após isso, o trabalhador perde o direito de contestação judicial para recuperar os valores devidos.

VEJA TAMBÉM: Milhões de trabalhadores poderão receber os Lucros do FGTS muito em breve

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário