CNH de categoria E: veja os 5 tipos de veículos que é possível dirigir
Saiba quais são os veículos que um motorista pode dirigir com a categoria E da CNH e veja mais detalhes sobre este tipo de habilitação.
A categoria E é o último nível da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e permite dirigir os mais variados tipos de veículos. A seguir, veja mais detalhes sobre esse tipo de carteira.
Quais veículos posso dirigir com a categoria E da CNH?
De modo geral, a CNH categoria E permite dirigir todos os veículos das categorias B, C e D. Além disso, ela ainda inclui alguns veículos específicos que a tornam diferenciada.
Esta categoria é mais procurada entre profissionais que trabalham com caminhões. Isso porque a categoria C, que também é destinada à condução de veículos de transporte de carga, não permite dirigir carretar e caminhões acima de 6.000kg, por exemplo.
Por isso, muitos caminhoneiros tiram a carteira E para aumentar a quantidade de serviços que eles podem prestar. Os veículos que apenas a categoria E da CNH permitem dirigir são os seguintes:
- Carretas;
- Veículos com unidades acopladas com mais de 6.000 kg;
- Reboques e semirreboques com mais de 6.000 kg;
- Veículos com unidade articulada com mais de 6.000 kg;
- Carros que puxam trailers.
Pois é, uma das principais curiosidades da categoria E da CNH é que ela é necessária para a condução de carros puxando trailers.
Mas é importante destacar que a carteira E não permite guiar veículos da carteira A, como motocicletas e motonetas, apenas da B em dia. Conforme já explicamos aqui, a carteira A é uma categoria “à parte”.
O que precisa para ter a CNH categoria E?
Para que o motorista possa “tirar” a CNH categoria E, ele precisa atender aos seguintes critérios:
- Ter pelo menos um ano de experiência nas categorias C ou D;
- Ter a partir de 21 anos de idade;
- Não ter multa por infração grave ou gravíssima em um período de 12 meses;
- Não ter mais do que uma infração média em um período de 12 meses;
- Ser aprovado em cursos específicos para esta categoria.
Além disso, os motoristas também precisam passar por exames toxicológicos para “evoluir” sua carteira de habilitação para a categoria E.