CNH Social: Governo do Amazonas divulga lista de aprovados

CNH Social do Governo do Amazonas já divulgou primeira lista com os nomes dos contemplados pelo programa em Manaus. Confira os próximos passos

A primeira lista dos contemplados do programa CNH Social, do Governo do Amazonas, foi liberada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta semana. Com efeito, a iniciativa vai beneficiar mais de 300 mil pessoas nos próximos dois anos.

Os escolhidos poderão fazer a emissão de CNH gratuita com isenção de taxas para curso de mototaxista e motofretista, distribuição de capacete e colete, além de curso teórico de legislação para alunos da rede pública estadual de ensino médio. Sendo assim, com todos os benefícios, a economia varia de R$1000,00 a R$1600,00.

Publicidade

Publicidade

O Governo do Amazonas usou qual critério para escolher os participantes do CNH Social?

CNH Social Governo do Amazonas anuncia lista de beneficiários contemplados
CNH Social do Governo do Amazonas tem sua primeira lista de beneficiários divulgada. Veja como vai funcionar o programa. (Imagem: Pixabay / Divulgação)

As inscrições para o CNH Social do Governo do Amazonas vão ficar abertas até 31 de dezembro. As listas com os nomes dos escolhidos para o programa vão ser divulgadas conforme os cidadãos forem se inscrevendo. A primeira classificação contempla apenas os inscritos na capital, Manaus, e está disponível no site www.detrancidadao.am.gov.br.

Sendo assim, neste primeiro momento, as vagas foram dividas da seguinte forma:

Primeira Habilitação:

Publicidade

Publicidade

  • Cat. A – 636 vagas;
  • Cat. B – 136 vagas;

Adição de Categoria:

  • Cat. A – 76 vagas;
  • Cat. B –76 vagas;

Mudança de categoria:

  • Cat. C – 8 vagas;
  • Cat. D –  49 vagas;
  • Cat. E – 19 vagas.

No início de janeiro, uma nova lista deve ser anunciada com inscritos de municípios do interior do Amazonas. Até o dia 29 de novembro, o programa recebeu 146.948 inscrições. Deste total, 124.070 são de pessoas que moram em Manaus, e 22.878 do interior. Por fim, as cidades que tiveram o maior número de interessados, sem contar com a capital, foram:

  • Iranduba (3.599);
  • Manacapuru (3.322);
  • Itacoatiara (2.922);
  • Coari (2.245);
  • Humaitá (1.280).

As inscrições estão abertas desde o dia 17 de novembro. Evidentemente que precisa haver uma maior procura no interior, por isso estamos deixando as vagas abertas até o dia 31 de dezembro. A gente percebe que há uma procura muito maior dos interessados aqui em Manaus, mas já temos feito um trabalho de divulgação importante para que a gente tenha um número maior de pessoas a serem contempladas nos municípios do interior do Estado”, reforçou o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá.

Os candidatos selecionados devem fazer o quê?

Os selecionados da CNH Social do Governo do Amazonas devem ir até uma sede do Detran Amazonas, no dia e horário divulgado na lista do resultado da seleção. Neste momento é necessário ter pontualidade: as pessoas que faltarem ou chegarem atrasadas terão que esperar uma nova lista de chamamento.

Portanto, os inscritos devem levar os seguintes documentos para o órgão de trânsito, com o original e cópia:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Após o cadastro, se o candidato estiver no programa para emitir a primeira via da CNH, ele será encaminhado para a coleta de foto e biometria. Em seguida, ele deve ir até a clínica médica credenciada e, por fim, para o Centro de Formação de Condutores (CFC), que é conhecido popularmente como autoescola.

Publicidade

Publicidade

Por fim, no caso de troca e adição de categoria, os cidadãos serão direcionados para a clínica médica e, depois, para iniciarem as aulas práticas no CFC.

Nessa primeira etapa, o projeto “CNH Social” vai selecionar mil pessoas que moram em Manaus para iniciarem o processo de primeira habilitação para a categoria A e categoria B, adição de categoria A e categoria B, além de troca para as categorias C, D e E.”, informa o Detran do Amazonas.

Como serão as aulas do programa?

Enfim, quem vai tirar a primeira carteira de motorista nas categorias A e B, já deve ficar pronto: as aulas já começaram nesta quinta-feira, no dia 2 de dezembro. A primeira turma vai contar com 30 alunos que vão cumprir a carga horária de 45 horas aulas. Além disso, nas próximas semanas começam as demais turmas para primeira CNH, mudança e adição de categoria.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário