Empréstimo consignado: confira as mudanças para 2022!

Empréstimo consignado confira as mudanças para 2022!
Fonte/Reprodução: original

Em abril do ano passado, começou a operar medidas provisórias de mudanças do empréstimo consignado. As alterações destinadas para pensionistas e aposentados do INSS, ampliaram a margem para 40% com intuito de facilitar o acesso ao crédito para mais pessoas devido à crise criada durante a pandemia.

Essa ampliação teve fim no último dia 30, agora a margem é de até 30% para empréstimos pessoais e 5% para despesas e retiradas de dinheiro através do cartão de crédito consignado.

Publicidade

Publicidade

O que é um empréstimo consignado?

O método de empréstimo consignado foi criado para funcionários públicos, pensionistas e aposentados. Basicamente, ele é um tipo de empréstimo onde o pagamento é feito através do desconto direto do salário, aposentadoria ou pensão do cliente.

Esse tipo de empréstimo é muito utilizado, pois contém taxas e juros menores que o de costume.

Empréstimo consignado confira as mudanças para 2022!
Fonte/Reprodução: original

Além disso, esse método é bastante fácil de ser contratado. Há menos burocracia do que as outras modalidades de empréstimos, pois o banco tem a garantia total do recebimento. Assim, é comum que o dinheiro tenha liberação de forma mais rápida.

Publicidade

Publicidade

Os prazos de pagamento para empréstimo consignado costumam ser mais longos, muitos bancos conseguem oferecer até 120 meses para quitar a dívida. 

Quais as mudanças para o empréstimo consignado em 2022?

Agora, depois de nove meses ativo, a ampliação de 40% da margem teve seu fim. As mudanças do empréstimo consignado diminuíram sua margem para 35% e não há previsão de alteração.

Além disso, as mudanças para empréstimo consignado também ocorreram nas parcelas de pagamento. O número de parcelas foi reduzido de 84 meses para 72 meses. A regra que diminuía para 30 dias a carência também foi abatida. O prazo passa para 90 dias novamente. 

A margem dessa modalidade se dá pelo percentual máximo da renda do interessado, se o salário de determinada pessoa for de R $3 mil, o valor que pode ser descontado será no máximo de R $1.050, ou seja, valor que corresponde a 35%.

Conforme as regras, 5% é destinado apenas para a amortização de despesas e também saques. 

Quem pode solicitar esse empréstimo?

A modalidade de empréstimo consignado é destinada unicamente para pensionistas, aposentados do INSS e também servidores públicos. Ele serve para que esse grupo de pessoas consigam organizar suas dívidas e manter a saúde financeira do lar.

Publicidade

Publicidade

 Também pode ser usado para quem quer iniciar um novo projeto ou tem dúvidas de urgência. A liberação do dinheiro costuma ser rápida e com menos burocracia do que as outras modalidades existentes no mercado. 

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar