Coca-Cola criou o Papai Noel? Entenda a relação entre a marca e o Natal

Elouise Lopes

16/12/2022

Uma dúvida que costuma predominar, principalmente com a proximidade do Natal, é se teria sido a Coca-Cola quem criou o Papai Noel. Será que isso é verdade? Para descobrir, continue lendo a matéria.

Afinal de contas, foi a Coca-Cola que criou o Papai Noel?

Ao contrário do que muita gente pensa, não foi a Coca-Cola a responsável por criar o Papai Noel. Na verdade, existem descrições e desenhos do Papai Noel desde muito antes de a Coca-Cola colocá-lo em um de seus anúncios em época de Natal.

Veja também: 7 álbuns musicais de Natal para tornar sua ceia muito mais animada

Antes de 1931, o Papai Noel era retratado como tudo. Quando desenhavam o personagem, as figuras iam desde um homem alto e magro até um elfo de aparência assustadora.

Inclusive, pelos desenhos que já fizeram, o Papai Noel até mesmo já vestiu um manto de bispo e uma pele de animal de caçador nórdico.

Quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou o Papai Noel para a Harper’s Weekly em 1862, o Papai Noel era uma pequena figura parecida com um elfo que apoiava a União.

Depois disso, Nast continuou a desenhar Papai Noel por 30 anos, mudando a cor de seu casaco de bege para o vermelho pelo qual ele é conhecido hoje.

Qual a relação entre a Coca-Cola e o Papai Noel?

A Coca-Cola pode não ter sido quem criou o Papai Noel, como se costuma dizer por aí, mas ao longo dos anos acabou se estabelecendo uma relação entre a marca e esse personagem que é uma das figuras de destaque na época de Natal.

Inclusive, é possível realmente dizer que a Coca-Cola criou o Papai Noel — ou pelo menos a forma como o conhecemos hoje em dia. A marca foi a primeira a retratá-lo da forma como o Papai Noel é conhecido, com um ar caloroso, amigável, agradavelmente rechonchudo e, sobretudo, na forma humana.

A primeira vez que a Coca-Cola lançou uma primeira propaganda contendo a imagem do “bom velhinho” foi em uma campanha que se tornou muito popular em diversas revistas. Essa campanha teve Archie Lee, o executivo da D’Arcy Advertising Agency que trabalha para a The Coca-Cola Company, como responsável, e ele queria que a ela mostrasse um Papai Noel saudável, realista e simbólico.

A partir disso, a empresa contratou o ilustrador Haddon Sundblom, nascido em Michigan, para desenvolver imagens publicitárias usando o Papai Noel – mostrando o próprio Papai Noel, não um homem vestido de Papai Noel. Para desenvolver a arte, Haddon teve como inspiração a descrição do Papai Noel do poema “Uma visita de São Nicolau” ou “Era a Noite Antes do Natal”, como é mais conhecido (os dois nomes em tradução livre), de Clement Clark Moore.

No poema de Moore, escrito em 1822, o Papai Noel surge com uma imagem calorosa, amigável, rechonchuda e, sobretudo, humana. Para combinar com a marca, seu casaco era vermelho.

Dessa forma, o Papai Noel de Sundblom acabou fazendo sua estreia em anúncios da Coca-Cola na revista intitulada The Saturday Evening Post em 1931.

Com o lançamento, ele passou a aparecer de maneira regular nessa revista, bem como na Ladies Home Journal, National Geographic, The New Yorker e outros.

Desde então, o Papai Noel só representado da forma que a Coca-Cola trouxe em campanha.

Aproveite e veja também: conheça 5 curiosidades sobre a Coca-Cola

Gostou de entender por que se costuma relacionar a Coca-Cola com o Papai Noel? Pois fica ligada, ligado ou ligade, pois tem mais conteúdo em nosso site que vai te interessar.

Você sabia que 94% da população mundial conhece o logo da Coca-Cola? Se não sabia e deseja conhecer algumas curiosidades sobre a marca, basta CLICAR AQUI ou na imagem abaixo.

94% da população mundial conhece o logo da Coca-Cola; veja 5 curiosidades sobre a marca!

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta