7 coisas que você pode começar a fazer HOJE para ECONOMIZAR MAIS

Confira algumas dicas simples e importantes para te ajudar a economizar dinheiro e ter um controle financeiro maior.


Muitas vezes, economizar dinheiro pode ser mais fácil do que parece. Com algumas atitudes simples, você pode diminuir os gastos mensais e ter um controle financeiro maior.

Veja também: 7 dicas para economizar dinheiro em suas compras de supermercado

Seja para botar as finanças pessoais em dia ou para poupar dinheiro para alguma situação específica, economizar é uma ação quase sempre bem-vinda.

7 coisas que você pode começar a fazer HOJE para ECONOMIZAR MAIS
Confira dicas para economizar dinheiro. Foto: Freepik

Por isso, confira a seguir sete dicas para economizar dinheiro e deixar o seu orçamento mais organizado.

1 – Fazer lista de compras e evitar compras por impulso

Esta é uma dica que vale principalmente para o supermercado, mas também pode ser usada para outros tipos de compras.

Sempre que for fazer uma compra, anote tudo o que você precisa comprar antes mesmo de sair de casa. Quando chegar no mercado ou na loja em questão, compre apenas o que está na lista.

Às vezes é difícil controlar o impulso de comprar coisas por vontade, mas essa é uma das principais regras para poupar dinheiro. Nas compras de mercado, uma dica é se alimentar bem antes de sair, pois de “barriga vazia” temos uma tendência maior de comprar o que não precisa por simples vontade.

2 – Preparar as refeições em casa em vez de comer fora

Se o lugar onde você trabalha não fornece almoço ou jantar, leve suas refeições prontas de casa, mesmo que o empregador pague um valor adicional para alimentação.

Afinal, preparar refeições feitas em casa quase sempre sai mais barato do que comer em lanchonetes e restaurantes. Caso o seu pagamento tenha um dinheiro extra para alimentação, use este valor para fazer compras no mercado, pois a economia pode ser considerável.

3 – Usar cupons de desconto e aproveitar promoções

Hoje em dia, muitos sites e aplicativos oferecem cupons de desconto ou cashback para compras em lojas parceiras, como o “Cuponomia” e o “Méliuz”, por exemplo.

Por isso, sempre que precisar comprar algum item de uso pessoal, para sua casa ou presente, confira se há algum cupom disponível neste tipo de plataforma. Normalmente, sites e aplicativos que oferecem este tipo de serviço tem cadastro gratuito.

Caso a compra não seja urgente ou você tem um período bom para planejar com antecedência, também vale a pena esperar por promoções para gastar menos.

4 – Evitar comprar produtos de marca ajuda a economizar

Outra alternativa muito eficiente para poupar dinheiro é trocar produtos de marca por alternativas mais baratas.

Até porque às vezes o uso de marcas de renome está mais ligado à ostentação do que à qualidade, e na hora de poupar dinheiro o controle financeiro é mais importante que a vaidade.

Por isso, vale a pena pesquisar bem para encontrar produtos que sejam mais baratos sem sacrificar tanto a qualidade e focar na economia que você consegue graças às diferenças de preço.

5 – Comprar produtos em grandes quantidades e dividir com amigos e familiares

Compras por atacado costumam ajudar bastante nas finanças pessoais, sendo que quanto maior a quantidade, maior também a economia.

Mas se não for possível comprar certos produtos em grande quantidade para sua casa, por questões como data de validade ou valor de compra muito alto, uma dica é juntar amigos e familiares e comprar em atacado para todo mundo.

Depois, é só dividir os produtos e os valores por cada família, que todos conseguem economizar dinheiro.

6 – Reduzir o uso de energia elétrica e água é essencial para economizar

Outra estratégia que costuma ajudar bastante na hora de poupar dinheiro é economizar no uso de energia elétrica e água.

Nesse caso, vale a pena ficar de olho em situações do seu dia a dia que geram desperdício ou que geram um consumo desnecessário. Aqui mesmo nós já mostramos cuidados simples que diminuem a conta de energia.

No caso da água, dicas como fechar a torneira enquanto lava a louça e lavar as roupas “de uma vez só” já ajudam a poupar e deixar a conta mais barata. São coisas simples que, quando somadas, se mostram como grandes aliadas no controle financeiro.

7 – Deixar o carro na garagem ajuda muito a economizar

Por fim, não há como falar em poupar dinheiro sem citar as despesas com carros. Afinal, gastos com gasolina e manutenção representam um valor alto no orçamento, e reduzir essas despesas é uma das formas mais eficientes de organizar suas finanças pessoais.

Por isso, procure utilizar transporte público ou encontrar formas de dividir as despesas com gasolina com outras pessoas.

Além disso, para distâncias mais curtas, tente substituir o carro por bicicleta ou caminhadas, pois isso pode ter um impacto bem grande no seu orçamento, e a sua saúde agradece.

Você também pode gostar de ler
Não está conseguindo poupar para investir? Veja 5 dicas funcionais para economizar todo mês!

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.