Com alimentos mais caros, brasileiros adotam esse hábito pouco saudável
Alta no preço dos alimentos faz com que brasileiros precisem mudar hábitos alimentares para driblar os preços mais caros.
A alta no preço dos alimentos vem fazendo com que as famílias brasileiras mudem seus hábitos alimentares para driblar os preços mais caros nas prateleiras.
Segundo a edição mais recente do relatório Consumer Insghts da Kantar, o consumo de produtos embutidos e industrializados aumentou nos últimos meses, enquanto o de carnes e alimentos naturais diminuiu.
De acordo com especialistas, os alimentos embutidos são considerados vilões para a saúde e aumentam as chances de problemas como hipertensão e doenças cardiovasculares (do coração e dos vasos sanguíneos).
Consumo de quais alimentos aumentou?
Dados do Painel de Uso de Alimentos e Bebidas da Kantar indicam que o consumo de alimentos como hambúrguer e salsicha aumentara consideravelmente nos últimos meses.
No acumulado de 12 meses até junho de 2022, o consumo de salsicha no almoço ou jantar dos brasileiros aumentou em 27% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o aumento no consumo de hambúrguer nas refeições principais foi de 23%.
O que também cresceu nos últimos meses foi o consumo de macarrão instantâneo. No último trimestre, a presença do produto na dispensa dos brasileiros aumentou 5% em relação ao anterior.
Por outro lado, a presença do frango no almoço ou jantar dos brasileiros diminuiu em 11% no período. Historicamente, o frango é tido como uma opção mais barata em comparação com outras carnes.
Alimentos mais caros influenciam na mudança
A alta no preço das carnes aparece como um dos fatores que mais influenciaram na inflação nos últimos anos.
Em maio deste ano, um levantamento do Ipea apontou que o preço médio das carnes subiu 42,6% em dois anos, desde o início da pandemia (em março de 2020). Enquanto isso, a inflação geral no período era de 19,4%.
Com isso, muitas famílias tiveram que cortar itens do carrinho e trocar alguns alimentos por outros mais baratos como os embutidos, conforme apontou o relatório da Kantar.
Porém, os alimentos embutidos como salsicha, hambúrgueres e empanados, são pouco saudáveis, pois contém poucos nutrientes. Além disso, a alta quantidade de produtos químicos nestes produtos podem gerar pressão alta, aumento de colesterol e obesidade.
VEJA TAMBÉM: INFLAÇÃO já está tendo ESTE TRISTE EFEITO sobre os brasileiros