Como alterar o pagamento do INSS para outro banco?
Quem recebe benefício do INSS, como aposentadoria ou pensão por morte, e quer alterar o pagamento para outro banco consegue fazer esse serviço sem sair de casa, com total praticidade.
Aqui, indicamos como alterar o pagamento do INSS para outro banco em que possui conta. Confira como funciona e como utilizar o serviço online!
Quem pode usar o serviço?
Somente pessoas que recebem benefícios do INSS. Quem recebe benefício de outros órgãos governamentais deve procurá-los para saber como funciona a alteração.
Passo a passo de como alterar o pagamento do INSS para outro banco
A alteração é feita no Meu INSS, que é um portal de atendimento online para segurados da Previdência Social. A seguir, apresentamos um passo a passo de como utilizar o serviço:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Digite seu CPF e clique em “avançar”, caso já tenha cadastro. Se não tiver, clique em “crie sua conta” e siga as recomendações dadas na página;
- Informe sua senha e clique em “entrar”;
- Clique em “agendamentos / solicitações”, disponível no menu de serviços principais. Caso não apareça na primeira tela, utilize o campo de busca para encontrar essa opção, basta digitar “agendamentos / solicitações” e selecionar esta alternativa;
- Selecione “novo requerimento” e o serviço de alteração de local ou forma de pagamento;
- Clique em “atualizar”;
- Confira se seus dados de contato estão corretos. Em caso negativo, faça a atualização;
- Clique em “avançar”;
- Preencha o formulário com dados para conclusão do pedido;
- Finalize o serviço e encaminhe o pedido de alteração.
Pronto! Agora é só aguardar que o trâmite seja feito pelo INSS, que tem um prazo de até 45 dias para atender solicitações de seus segurados. Mas, pode ser que demore mais do que isso, dependendo da demanda que o órgão possui.
Durante o cadastro do pedido, você pode informar um e-mail ou número de celular para receber uma notificação de quando o pedido for finalizado.
Qual a documentação necessária?
O INSS exige que o solicitante apresente somente o CPF e número do benefício. Caso o requerente não seja o titular do benefício, deverá apresentar uma procuração ou termo de representação legal, por exemplo, tutela, curatela ou termo de guarda.
Além disso, o solicitante deve informar dados de conta corrente ou poupança de sua titularidade. Logo, não deve solicitar a transferência para uma conta de terceiro, a não ser que esse terceiro seja um representante legal com documentação apropriada.
Canais alternativos do INSS para solicitar a alteração
Além de realizar a alteração no banco pelo Meu INSS, também é possível utilizar o serviço por outros canais do órgão, sendo um deles o aplicativo Meu INSS, que está disponível gratuitamente para download em celulares com sistemas operacionais Android e iOS.
Outro canal é a central telefônica do INSS, basta fazer uma ligação para o número 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h (horário de Brasília). Tenha em mãos seu CPF e número do benefício para agilizar o atendimento.
Como acompanhar a solicitação de alteração
O prazo inicial dado pelo INSS nem sempre é cumprido, o que deixa muitos segurados ansiosos para ter um retorno. Este é o seu caso? Então, saiba que dá para acompanhar o status da solicitação online. Para isso, basta acessar o Meu INSS, conforme passo a passo que indicamos a seguir:
- Faça login no Meu INSS;
- Clique em “agendamentos / solicitações”;
- Localize seu processo na área de “atendimentos a distância”;
- Clique no ícone de lupa para detalhar o serviço e conferir seu status.
Serviço também possibilita escolher receber benefício em cartão
Esse mesmo serviço de solicitação de alteração de banco também pode ser utilizado por quem deseja receber em cartão de benefício. Neste caso, você só poderá sacar em direito ou usar a função de débito.
Além disso, o serviço possibilita a mudança de agência do INSS responsável pelo seu benefício, caso tenha interesse em realizar essa modificação.
Mudança de banco pessoalmente
Se preferir, também há a alternativa de mudança de banco de pagamento do benefício pessoalmente, basta ir a uma agência da instituição financeira e solicitar a troca, apresentando RG, CPF e número do benefício, que está em documentos como carta de concessão, CNIS e extrato de pagamento.