Nubank é eleito o melhor banco do Brasil pelo 3º ano consecutivo em pesquisa da Forbes

sede nubank

A Forbes, revista norte-americana, publicou na última terça-feira (13/04) sua lista anual de melhores instituições financeiras do mundo. No Brasil, o Nubank foi eleito o melhor banco do país pelo terceiro ano consecutivo.

Desde que a Forbes começou a publicar o ranking World’s Best Banks, em 2019, a fintech paulista é líder entre os bancos brasileiros. Além do título de melhor banco do Brasil segundo a Forbes, o Nubank também figura entre os melhores do mundo.

Publicidade

Publicidade

Depois do Nubank, quem ocupa a segunda colocação no ranking de 2021 é o Banco Inter, que também manteve a posição em relação ao ano passado. Completa o top 3 o C6 Bank, que aparece na lista pela primeira vez e reforça o potencial dos bancos digitais no mercado brasileiro.

sede nubank

O ranking World’s Best Banks 2021 foi realizado a partir de uma pesquisa em parceria com a Statista, empresa especializada em pesquisa de mercado e estatísticas. Para o levantamento, cerca de 500 bancos de 28 países diferentes foram avaliados por clientes com base em uma série de critérios.

Ao todo, mais de 43 mil pessoas responderam sobre suas impressões em critérios como satisfação geral, confiança, taxas, serviços digitais, atendimento ao cliente, termos e condições, entre outros. Outro critério julgado pelos participantes foi “consultoria e educação financeira”, o que pode ser um dos motivos para o crescimento do C6 Bank, que vem realizando ações sociais sobre este tema.

Publicidade

Publicidade

Além do C6, outras instituições financeiras que aparecem na lista de melhores bancos do mundo da Forbes pela primeira vez são Sicredi (7º lugar), Banco BMG (9º), Sicoob (14º) e Banrisul (15º).

Veja também: MEI – Como Escolher o Melhor Banco Digital

Bancos brasileiros na lista da Forbes

Em 2021, o ranking de melhores bancos do mundo divulgado pela Forbes conta com 15 instituições que atuam no mercado brasileiro, cinco a mais do que no ano passado. São elas:

  1. Nubank;
  2. Banco Inter;
  3. C6 Bank;
  4. PagBank;
  5. Neon;
  6. Next;
  7. Sicredi;
  8. Itaú Unibanco;
  9. Banco bmg;
  10. Caixa;
  11. Santander;
  12. Bradesco;
  13. Banco Original;
  14. Sicoob;
  15. Banrisul.

O que chama a atenção na lista é o destaque aos bancos digitais, que ocupam as primeiras posições do ranking nacional. Com as operações bancárias cada vez mais concentradas no ambiente virtual, as fintechs vem ganhando muitos clientes no país.

Entre as vantagens oferecidas por algumas destas instituições, estão a isenção de taxas, cartões sem anuidade, bons índices de rendimento, entre outras. Para beneficiários do auxílio emergencial, por exemplo, Nubank e PagBank estão entre as fintechs que dão opções de saque adiantado.

Enquanto isso, os principais bancos do país parecem estar perdendo espaço no gosto dos brasileiros. Na oitava colocação, o Itaú Unibanco é o melhor colocado no ranking, e perdeu duas posições cada de um ano para outro, mesma queda que sofreram Bradesco e Santander. O Banco do Brasil, um dos mais populares do mercado nacional, sequer aparece na lista.

Nubank cresce enquanto é eleito melhor banco do Brasil

Publicidade

Publicidade

Além dos títulos consecutivos de melhor banco do Brasil no ranking anual da Forbes, o Nubank vem registrando crescimento nestes últimos anos. Em 2020, o banco teve média de 36 mil novos usuários por dia, fazendo o número total de clientes chegar aos atuais 35 milhões.

Além disso, no ano passado o Nubank alcançou seu maior patamar em depósitos: R$ 29 bilhões, número 2,6 vezes maior que o do ano anterior. Desde 2019, quando apareceu na liderança do ranking da Forbes pela primeira vez, o Nubank está presente em todos os municípios do país.

Durante a pandemia, a proposta 100% da fintech tem alcançado um público ainda mais diversificado. O número de novos clientes acima de 60 anos, por exemplo, chegou a crescer 20% em abril de 2020 quando comparado ao mesmo mês de 2019. Além disso, o banco também aproveita para diversificar o portfólio de produtos para alcançar novos públicos, e iniciou suas operações na Colômbia e no México.

Atualmente, o Nubank está entre as cinco instituições financeiras mais valiosas da América Latina. Em sete rodadas de investimentos realizadas desde a sua fundação, em 2013, a fintech já captou mais de US$ 1,2 bilhão, se tornando uma das primeiras startups unicórnios brasileiras.

Publicidade

Veja também: Novo Cartão Nubank para pessoas com pouco (ou quase nenhum) crédito disponível. Veja como ter o seu!

Publicidade

Resultados em outros países

O país com maior número de instituições financeiras presentes no World’s Best Banks são os Estados Unidos, com 75. Em seguida, aparecem Japão (50), Alemanha (40), Itália (30) e Reino Unido (20). Segundo a Forbes, os melhores bancos de cada um destes países são:

  • Estados Unidos – Great Southern Bank;
  • Japão – Sbi Sumishin Net Bank;
  • Alemanha – Sparda-Bank Hessen
  • Itália – N26;
  • Reino Unido – First Direct.

Fonte: Forbes

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar