Descontos no IPVA PA termina dia 5 de julho para veículos com placas final 8 a 38

No Pará, proprietários de veículos com placas terminadas entre 08 e 38 têm até hoje (05/07) para conseguir descontos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PA).

Os descontos no IPVA PA variam de acordo com o histórico de multas dos motoristas, e o benefício não é cumulativo. Para quem não levou nenhuma multa de trânsito nos últimos dois anos, o desconto é de 15%. No caso de quem não sofreu multas no ano passado, há 10% de desconto, enquanto as demais situação dão direito a um desconto de 5%.

Publicidade

Publicidade

Os proprietários de veículos paraenses podem pagar o IPVA em cota única, o que dá direito a desconto, parcelado em até três vezes ou quitar o imposto junto com o licenciamento, mas sem desconto em ambas as situações. Além disso, se passar da data do licenciamento, o valor do imposto terá o acréscimo de multas e juros.

descontos ipva pa
Prazo para ter descontos no IPVA PA 2021 varia conforme o final de placa do veículo. Foto: SEDUC/PA

O IPVA PA é obrigatório para veículos rodoviários com menos de 15 anos de fabricação. Quanto às alíquotas do imposto, elas funcionam da seguinte maneira:

  • 2,5%: Automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários esportivos ou recreativos;
  • 1%: Caminhões, cavalos mecânicos, ônibus, micro-ônibus, motocicletas e similares.

Em caso de dúvidas sobre o imposto, os motoristas podem entrar em contato com o Call Center da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) pelo telefone 0800 725 5533 ou pelo e-mail [email protected] No caso do Call Center, a ligação é gratuita e os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Detran – Confira o calendário para renovar a CNH em 2021

Como emitir a 2ª via do IPVA PA 2021?

Os proprietários de veículos paraenses podem antecipar o pagamento do IPVA PA, parcelado ou em cota única para ter descontos, ou deixar para pagar junto com o licenciamento anual do Detran.

Para quem prefere antecipar o pagamento do imposto, é preciso gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que funciona como um boleto do IPVA PA. Para isso, basta seguir o procedimento abaixo:

  1. Acesse o Portal de Serviços da SEFA e desça o cursor até o menu “IPVA”;
  2. Em seguida, clique sobre a opção “Antecipação de IPVA” para ser redirecionado à página referente a este serviço;
  3. Na página seguinte, é só digitar o Renavam e a Placa do seu veículo e clicar em “Enviar”.

Depois disso, o motorista precisa fornecer as informações solicitadas e escolher a forma de pagamento para encerrar a operação e gerar o DAE.

Para pagar o documento, é preciso ir até uma casa lotérica ou rede bancária autorizada. Os bancos onde os contribuintes podem pagar o IPVA PA são os seguintes: Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banpará e Banco da Amazônia.

Veja também: Mudanças nas leis de trânsito e CNH em 2021 – tudo o que você precisa saber

Calendário de pagamentos

Publicidade

Publicidade

Outra situação que os proprietários que optam por antecipar o pagamento do IPVA PA precisam observar é o calendário de pagamentos.

Assim como em outros estados, o calendário varia de acordo com o final da placa do veículo. Entretanto, no Pará é preciso observar os últimos dois dígitos da placa para saber as datas de vencimento de cada parcela.

No caso dos veículos com final de placa 8, por exemplo, o calendário é o seguinte:

  • Final de placa 08, 18, 28 e 38
    1ª parcela e cota única – 05/07
    2ª parcela – 03/08
    3ª parcela e licenciamento 2021 – 03/09
  • Final de placa 48, 58 e 68
    1ª parcela e cota única – 19/07
    2ª parcela – 17/08
    3ª parcela e licenciamento 2021 – 17/09
  • Final de placa 78, 88 e 98
    1ª parcela e cota única – 26/07
    2ª parcela – 26/08
    3ª parcela e licenciamento 2021 – 24/09

Quem também deve se atentar ao calendário do IPVA PA 2021 são os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0, que poderão aproveitar os descontos em agosto e setembro, respectivamente.

Publicidade

No caso dos veículos com final de placa 09, 19, 29 e 39, o desconto segue até o próximo dia 2 de agosto. Para final de placa 49, 59 e 69 o prazo é 9 de agosto, enquanto proprietários de veículos com placas terminadas em 79, 89 e 99 têm até 23 de agosto para pagar o IPVA PA 2021 com desconto.

Publicidade

Enquanto isso, o desconto para veículos com final de placa 00, 10, 20 e 30 vale até 13 de setembro. No caso das placas terminadas em 40, 50 e 60 há descontos no IPVA PA 2021 até o dia 20 de setembro, e para os finais 70, 80 e 90 é até 27 de setembro.

Enquanto isso, para quem optar por pagar a antecipação de forma parcelada, as duas parcelas restantes ficam para os meses seguintes.

Fonte: G1.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário