Como calcular o INSS na folha de pagamento?

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O INSS é uma contribuição muito importante para os funcionários, e não pode deixar de ser descontada na folha de pagamento do mesmo. Sendo assim, é de suma importância que o empregador entenda como fazer o cálculo do valor de contribuição do benefício para o empregado.

Como é feito o cálculo do INSS para pagamento?

O INSS tem uma base tabelada, e conforme a renda bruta mensal do indivíduo, esse valor se resume em porcentagens descontadas no recebimento da folha de pagamento.

Como calcular o INSS na folha de pagamento (2)
Fonte/Reprodução: original

Com isso, o trabalhador tem a segurança de que a sua contribuição para uma aposentadoria futura está em andamento. Para analisar se o pagamento está ocorrendo corretamente, basta olhar o contracheque, que possivelmente irá conter a informação exata do valor descontado do benefício.

O que é o desconto do INSS e como calcular?

O desconto do INSS é o valor que o trabalhador paga todos os meses já descontado em sua folha de pagamento, para futuramente conseguir adquirir o benefício da aposentadoria.

O cálculo para pagamento em relação ao salário do funcionário pode variar conforme o valor que o indivíduo ganha. Sendo assim, de acordo com a renda por mês, o INSS desconta entre 7,5% a 14% do valor total da folha de pagamento.

Segundo o valor total que o empregado recebe, o INSS irá gerar uma porcentagem para desconto no final, esse valor é feito seguindo um cálculo tabelado em relação ao montante de dinheiro que a pessoa recebe ao mês.

Pode ocorrer de vir errado o pagamento do INSS?

Essa possibilidade pode existir, visto que o benefício é garantido em grande escala todos os dias, e às vezes o sistema pode apresentar falha. Existem duas formas de erros muito comuns ao solicitar esse valor e ele vir abaixo do esperado.

Um deles seria o cálculo errado efetuado pelo próprio INSS, isso pode acontecer quando a autarquia não entende algumas etapas como emprego válido para contribuição, e para solucionar, deve-se entrar com um requerimento, e deve apontar os pontos para ser feita uma nova análise.

A segunda forma seria a solicitação da modalidade de aposentadoria diferente da requerida. Nessas situações o trabalhador solicita o benefício de uma forma em que possa receber um valor a mais pelo seu tipo de trabalho, e o INSS entende que ela não tem esse direito, automaticamente liberando a aposentadoria comum, sem nenhum benefício que a profissão poderia dar.

Dessa forma, é importante que fale com um advogado para saber todas as medidas cabíveis para que o benefício seja enviado de forma correta, segundo o que foi solicitado pelo trabalhador.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.