Veja o novo prazo pra atualizar o CadÚnico e não perder o Auxílio Brasil

Felipe Matozo

14/07/2022

Nesta quinta-feira (14/07), o governo federal prorrogou o prazo para que brasileiros possam atualizar seus dados no CadÚnico, procedimento necessário para não perder o direito ao Auxílio Brasil.

Para muitas famílias, o prazo se encerraria em julho, o que vinha gerando filas para atualização cadastral em todo o país. Afinal, quem fez a última atualização em 2016 e 2017 poderia ter o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia bloqueados neste mês.

Cabe destacar que são dois tipos de regularização, a Revisão Cadastral e a Averiguação Cadastral. Confira a seguir qual é o novo prazo para atualizar o CadÚnico e quem precisa regularizar o cadastro nos próximos meses.

Novo prazo para atualizar o CadÚnico

Veja o novo prazo pra atualizar o CadÚnico e não perder o Auxílio Brasil

Veja o novo prazo para atualizar o CadÚnico. Foto: Tony Capelão/Prefeitura de Canoas

Com as novas regras publicadas hoje no Diário Oficial da União, quem precisa de Revisão Cadastral no CadÚnico deve fazer isso até outubro de 2022 para evitar que o pagamento do Auxílio Brasil seja bloqueado.

Ainda em relação à Revisão Cadastral, o prazo para atualizar o CadÚnico e evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social passou de novembro para dezembro deste ano.

Outro procedimento que ganhou novo prazo foi a Averiguação Cadastral do CadÚnico, que passou de junho para agosto.

Quem precisa atualizar o CadÚnico?

No caso da Revisão Cadastral, que agora pode ser feita até outubro, o procedimento é necessário para famílias que não atualizam o CadÚnico desde 2016 ou 2017. Nesse caso, é preciso fazer isso mesmo que não haja mudanças no grupo familiar.

Enquanto isso, a Averiguação Cadastral, que segue até agosto, é necessária para famílias que apresentem discordâncias nos dados do CadÚnico. Ou seja, famílias que tenham pelo menos uma pessoa com renda diferente da informada no cadastro.

As famílias que precisam fazer a Revisão Cadastral são informadas por meio de mensagens nos comprovantes dos benefícios ou em postos da prefeitura que cuidam do CadÚnico.

Além disso, também é possível conferir informações sobre o cadastro, benefícios e outras situações no aplicativo do Cadastro Único.

Como atualizar o cadastro?

Para atualizar o cadastro, é preciso ir até um posto de atendimento que cuida do CadÚnico em seu município. Além disso, o governo orienta que os inscritos agendem atendimento pela internet antes.

Conforme já adiantamos, beneficiários que deixam de fazer a Revisão Cadastral dentro do prazo podem ter o auxílio bloqueado e, posteriormente, cancelado.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta