Como comprar um Carro Usado: veja 7 dicas para não ser passado para trás

Adson Leonardo

20/03/2023

Realizar o sonho do carro próprio é a meta de muitos brasileiros. E, uma vez que os preços de veículos zero quilômetro estão muito altos, muitas pessoas se voltam para o mercado de semi-novos. Assim, saber como comprar um carro usado é essencial nessa hora.

Afinal, neste momento a atenção vai muito além do preço ou modelo do carro. É preciso muito cuidado para evitar veículos com problemas que possam causar maiores complicações futuramente.

Como comprar um Carro Usado veja 7 dicas para não ser passado para trás

Como comprar um Carro Usado veja 7 dicas para não ser passado para trás

Além disso, o número de golpes apenas cresce ano após anos, especialmente por compras na internet. Saber como evitá-los também é obrigatório, e te audaremos com tudo isso.

7 dicas de como comprar um carro usado sem ser enganado

1 – Pesquise muito antes de comprar

Antes de sair procurando carros usados para comprar, é importante fazer uma pesquisa detalhada. Assim sendo, busque informações sobre os modelos que mais te interessam, opiniões de pessoas que já os possuem e como ele se adapta ao seu estilo de vida.

Em seguida, avalie preços em diferentes locais para cada carro que você achar interessante. Por sorte há diversas lojas especializadas em carros usados, assim como plataformas para compra online que facilitam encontrar ofertas no Brasil todo. Além disso, lembre-se de verificar a reputação de vendedores e lojas para evitar más negócios e dores de cabeça desnecessárias.

Com essa pesquisa, você terá uma noção mais clara do que esperar e poderá evitar negociações problemáticas, além de golpes.

2 – Foque no custo-benefício

Ao avaliar carros usados, foque no custo-benefício. Lembre-se que, além do preço de compra, você terá outros gastos, como manutenção, seguro e combustível.

Aqui nem precisamos dizer como é importante evitar aqueles carros desnecessariamente luxuosos que, mesmo mais baratos na compra como usado, darão despesas enormes ao longo do ano, não é?

Assim sendo, procure um carro que atenda às suas necessidades, mas que tenha um valor justo de acordo com seu estado de conservação e quilometragem. Lembre-se que o objetivo é a economia e o seu bem-estar.

3 – Marque encontro em locais públicos para avaliar o carro

Achou o carro ideal? Nunca feche negócio antes de ver ele de perto!

Aqui o ponto mais importante é que, ao marcar um encontro com o vendedor para avaliar o carro, escolha sempre um local público, como um estacionamento ou um posto de gasolina.

Isso não apenas garante sua segurança e dá mais legitimidade ao anúncio, como também facilita o deslocamento de todas as partes a um local mais acessível como estes..

4 – Verifique os documentos

Durante o processo de compra é de extrema importância verificar se todos os documentos estão em ordem. Certifique-se, por exemplo, de que o carro está em nome do vendedor, que ele está com o IPVA em dia e que não há multas pendentes. Caso tenha dúvidas, você pode consultar o Detran para obter mais informações.

5 – Avalie a parte mecânica

A parte mecânica é indiscutivelmente uma das mais importantes a ser avaliada em um carro usado. De nada adianta achar o carro dos sonhos para descobrir que ele está cheio de problemas depois.

Assim sendo, leve o carro para um mecânico de confiança para que ele possa verificar o motor, câmbio, suspensão e freios. Ele poderá detectar possíveis problemas e orientá-lo sobre o estado geral do carro e possíveis gastos, te dando maior capacidade de negociação no preço final.

6 – Verifique a lataria

Além da parte mecânica, a lataria também merece atenção especial. Verifique se há sinais de batidas, amassados ou ferrugem. Também observe se as portas, capô e porta-malas estão alinhados e se fecham corretamente.

Tudo isso é indicativo de possíveis acidentes nos quais o carro tenha se envolvido, além do nível de cuidado que antigos donos deram à ele. Dessa forma, você evitará comprar um carro com problemas estruturais.

7 – Tenha muita paciência

Por fim, saber como comprar um carro usado é ter muita paciência durante todo o processo de compra. Isto vale desde a pesquisa até a negociação e finalização da compra. Filtre com atenção os anúncios, não se afobe diante de uma oferta super atraente e faça todos os processos legais e de manutenção com cuidado.

Apenas assim será possível garantir que você faça a escolha certa e consiga um bom negócio.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta