Como consultar o Auxílio Brasil. App e Telefone. Veja os passos

Está em dúvida se receberá o Auxílio Brasil? É simples solucionar essa questão, basta realizar uma consulta ao benefício em um dos canais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Há duas formas de consulta ao Auxílio Brasil: pelo aplicativo e telefone. Aqui, você confere um passo a passo para usar esses dois canais para obter informações sobre o benefício. Acompanhe!

Publicidade

Publicidade

aplicativo auxílio brasil
Beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar valores das parcelas e calendário no aplicativo do programa. Foto: No Detalhe

Como consultar o Auxílio Brasil por aplicativo

O governo atualizou o aplicativo do Bolsa Família, tornando-o o app oficial do Auxílio Brasil. Portanto, se você já tinha o aplicativo no celular é só atualizá-lo para realizar a consulta.

Ainda não tem o app no seu celular? Então, siga este passo a passo para efetuar a consulta do Auxílio:

  1. Faça o download do aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
  2. Depois da instalação, abra o app e toque em “consultar”;
  3. Informe a senha que já era utilizada no aplicativo Bolsa Família, sua senha Caixa Tem ou cadastre uma senha de acesso no app, caso seja seu primeiro acesso;
  4. Selecione o serviço de consulta do benefício.

Pronto! O aplicativo exibirá o status do benefício, informando se foi liberado. Em caso positivo, também haverá dados sobre valores e datas de pagamento.

Publicidade

Publicidade

Um detalhe importante: o aplicativo Auxílio Brasil só funciona online, portanto, caso não esteja conectado à internet não conseguirá realizar a consulta.

Consulta ao Auxílio Brasil por telefone

Há dois números telefônicos para consulta ao Auxílio Brasil. A seguir, você confere um passo a passo de como utilizar o serviço:

  1. Disque o número 0800 426 02 07 (ligação gratuita desde que feita a partir de um telefone fixo);
  2. Aperte a opção 3 (Auxílio Brasil e demais programas);
  3. Escolha a opção 4 para saber se foi incluído no programa;
  4. Digite o número de seu CPF ou NIS.

Caso não consiga utilizar esse canal para consulta ao Auxílio Brasil, há a opção de fazer uma ligação para outro número. Abaixo, indicamos como funciona:

  1. Faça uma ligação para o número 111 (gratuita a partir de qualquer telefone, fixo ou celular);
  2. Selecione a opção 1, que é a do Auxílio Brasil;
  3. Digite 1 novamente, para informar seu CPF e obter informações sobre o benefício. Se preferir, selecione 2 para digitar seu NIS e verificar dados sobre o Auxílio, se foi liberado ou não.

Uma gravação falará se você tem direito ao Auxílio Brasil. Em caso positivo, basta aguardar o calendário de pagamento para sacar seu benefício.

Como é feito o pagamento do Auxílio Brasil?

O pagamento do Auxílio Brasil funciona exatamente como o antigo Bolsa Família. Inclusive, todos os beneficiários do programa migraram automaticamente para o Auxílio.

O governo libera o pagamento de acordo com o calendário do Auxílio Brasil, que tem datas definidas de acordo com o dígito final do NIS do beneficiário.

Publicidade

Publicidade

A partir dessa data, é só usar o cartão do programa e senha para saque do benefício. Caso receba o Auxílio Brasil pela conta social digital Caixa Tem, basta gerar um código autorizador no app para conseguir sacar o benefício. Veja como obter o seu:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Selecione “saque sem cartão”;
  3. Toque em “saque do Auxílio”;
  4. Selecione “gerar código para saque”;
  5. Informe sua senha e finalize.

O saque está disponível em canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, como lotéricas, caixas eletrônicos de agências do banco e correspondentes Caixa Aqui.

Caso esteja com sua conta Caixa Tem bloqueada, é preciso desbloqueá-la para gerar o código autorizador de saque. Para isso, basta se dirigir a uma lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação (RG ou CNH) e CPF.

Auxílio Brasil: lista de espera e inclusão de novos beneficiários

De acordo com o Ministério da Cidadania, 2,4 milhões de beneficiários devem ser incluídos no Auxílio Brasil em dezembro, visando reduzir a fila de espera.

Publicidade

Nesta leva, devem entrar candidatos inscritos no CadÚnico e que cumprem os requisitos do Auxílio, mas que ainda não passaram por análise do governo.

Publicidade

Mas, vale lembrar que essa é a previsão inicial do governo, que não deu garantias e nem prazos de quando essa nova inclusão realmente acontecerá.

Para saber se foi incluído nessa leva de novos beneficiários, realize a consulta ao Auxílio Brasil que indicamos acima!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário