Quem estava na lista de espera do Bolsa Família entrará diretamente para o Auxílio Brasil? Entenda

Com a ampliação prometida para o Auxílio Brasil, famílias que estavam na lista de espera do Bolsa Família podem ser selecionadas.

Em seu primeiro mês de pagamentos, o Auxílio Brasil está atendendo apenas quem já recebia o Bolsa Família. Mas, com o anúncio de que mais famílias devem ser incluídas nos próximos meses, quem estava na lista de espera do programa recém extinto ficou na expectativa de finalmente receber ajuda do governo.

Segundo estimativas do governo, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada no Senado, o público do Auxílio Brasil pode passar de cerca de 14 milhões de beneficiários para até 20 milhões. Nesse caso, a tendência é que as pessoas que já estavam na fila do Bolsa Família entrem para o novo programa.

Publicidade

Publicidade

Além disso, há a expectativa que número de famílias atendidas pelo Auxílio Brasil suba para 17 milhões. Com isso, é possível que o programa contemple quem está na lista de espera do Bolsa Família. Afinal, ela conta com cerca de 1,2 milhão de famílias que se encaixam nos critérios para receber o benefício.

Lista de espera do Bolsa Família entrará diretamente para o Auxílio Brasil
Cidadãos na fila do Bolsa Família podem entrar para o Auxílio Brasil nos próximos meses. Foto: O Globo

Como famílias da lista de espera podem saber se terão direito ao Auxílio Brasil?

Se a aprovação da PEC dos Precatórios se confirmar, o Ministério da Cidadania pode começar a incluir novas famílias no Auxílio Brasil já em dezembro. Sendo assim, o cidadão deve acompanhar as informações para descobrir se foi aprovado.

Como a seleção de beneficiários será feita a partir da base de dados do CadÚnico, o primeiro passo para saber se sua família poderá ser aprovada para o Auxílio Brasil é checar a inscrição no sistema.

Publicidade

Publicidade

Para fazer essa consulta, é só acessar a plataforma Meu CadÚnico e informar seus dados. Isso é importante para conferir se o cadastro está completo ou se é necessária alguma atualização.

Além disso, você pode descobrir se aprovado para o Auxílio Brasil pelo aplicativo do programa. No app do Auxílio Brasil, é possível conferir a situação do benefício e informações como valores e calendário do programa.

Portanto, para saber como baixar o aplicativo do Auxílio Brasil e entender como ele funciona, basta conferir o nosso texto explicando sobre.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário