Como consultar os resultados do Prouni 2022? O que fazer com o resultado?

Marina Darie

02/03/2022

Neste ano, o Governo Federal ofertou o maior número de bolsas para o Prouni 2022 desde o início do programa, em 2005. Ao todo, foram disponibilizadas 273.001 bolsas. Destas, 181.036 são integrais, que cobrem 100% da mensalidade do curso, e 91.965 parciais, que cobrem 50%. O período de inscrições já terminou no dia 25 de fevereiro e hoje, 2 de março, os resultados da primeira chamada serão divulgados. 

O Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudos para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Estudantes sem diploma de nível superior e professores de escola pública podem participar. 

Onde e como fazer a consulta do resultado do Prouni 2022?

Como consultar os resultados do Prouni 2022? O que fazer com o resultado?

Resultados da primeira chamada do Prouni 2022 serão divulgados hoje. Veja o que fazer depois de ser pré-selecionado. (Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Quando o período de inscrições foi finalizado, no dia 25 de fevereiro, o sistema do Prouni 2022 classificou os candidatos levando em conta a opção de curso escolhida e as notas obtidas no Enem. Os resultados serão divulgados em duas chamadas, que estão marcadas para os dias 2 e 21 de março, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC). 

Para participar do programa é preciso seguir alguns critérios:

  • Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • No caso da bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato precisa estar incluso em pelo menos umas situações abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

No momento da inscrição no Prouni 2022, o interessado escolhe até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas que estão disponíveis. Até o dia 25 de fevereiro, prazo final para se inscrever nesta edição do programa, o candidato pode fazer alterações no que foi selecionado. 

Como e onde usar o resultado do Prouni 2022?

O Prouni oferece aos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham condições financeiras para arcar com os custos de uma graduação, bolsas integrais ou parciais em instituições privadas de ensino. 

Se o estudante for pré-selecionado, ele ainda precisa comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos comprobatórios das informações registradas no momento de inscrição. A faculdade ou universidade pode pedir ao candidato outros documentos. 

A pré-seleção, em qualquer das chamadas do Prouni, assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando seu efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo, bem como à formação de turma no período letivo inicial do curso.”, ressalta o MEC. 

Em alguns casos, mesmo com a pré-aprovação nas chamadas e a apresentação dos documentos necessários, as instituições de ensino superior submetem os pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que deve ser gratuito. A sugestão do Ministério da Educação é que o candidato verifique, no momento da inscrição, se isso será feito. 

Veja o cronograma completo do Prouni 2022:

  • Primeira chamada: 2 de março; 
  • Comprovação de informações: 3 a 14 de março; 
  • Segunda chamada: 21 de março; 
  • Comprovação de informações: 21 a 29 de março; 
  • Lista de espera: 4 e 5 de abril; 
  • Resultado: 7 de abril; 
  • Comprovação de informações: 8 a 13 de abril. 
Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

0

Aguarde, procurando sua resposta