Como desativar o pagamento por aproximação no PagSeguro?

Entenda como funciona o pagamento por aproximação do PagSeguro e saiba como é possível desativar este recurso nos cartões PagSeguro.


O pagamento por aproximação é uma das formas de pagamento mais práticas e seguras. Mesmo contendo vantagens, usuários preferem desativar o recurso de pagamento por aproximação.

É importante entender como funciona o pagamento por aproximação.

A seguir, você fica sabendo o que é o pagamento por aproximação, como desativar o pagamento por aproximação do PagSeguro e mais! Confira!

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação do PagSeguro corresponde ao pagamento que é feito com base na tecnologia NFC, que é a sigla para Near Field Communication. A ideia por trás desse recurso é permitir ao consumidor fazer pagamentos sem precisar inserir o cartão de crédito ou débito na maquininha.

Com a tecnologia NFC, basta que o usuário aproxime o cartão ou mesmo o smartphone ou smartwatch da máquina de pagamento para que a operação seja realizada.

Essa é uma tecnologia que está disponível nos cartões da PagSeguro, que é uma das maiores empresas de pagamento do mercado. A empresa é mais conhecida por suas máquinas de pagamento, mas ela também é uma instituição financeira voltada para contas digitais de pagamentos.

Ao criar uma conta no PagSeguro, seja por meio do site, seja por meio do aplicativo, o cliente pode solicitar um cartão físico ou mesmo adicionar um cartão virtual da PagSeguro ao celular ou ao relógio inteligente, com a possibilidade de fazer pagamentos por aproximação. Também é possível fazer pagamentos por aproximação com uma pulseira voltada exclusivamente para essa finalidade.

Por oferecer tanta praticidade aos usuários, o pagamento via contactless assusta bastante os consumidores por questões de segurança. Desse modo, muitos acabam optando por manter a função desativada (ainda que esta seja a opção mais segura de pagamento, pois esse o processo é feito por criptografia, prevenindo o titular do cartão contra tentativas de golpes e fraudes).

Como desativar o pagamento por aproximação do PagSeguro?

Caso o usuário opte por não utilizar o pagamento por aproximação do PagSeguro, ele tem a possibilidade de desativar a função no aplicativo. Para isso, basta que o usuário siga o seguinte passo a passo:

  1.  Acessar as configurações da sua loja;
  2. Ir na opção Formas de Pagamento;
  3. Procurar um grupo de opções chamado “Permite habilitar ou desabilitar este meio de pagamento” e escolher a opção para desabilitar a função;
  4. Confirmar se a opção de pagamento contactless está desabilitada no aplicativo.

Depois de seguir as instruções descritas anteriormente, a função estará desativada e não será possível realizar pagamentos com aproximação. Caso o usuário mude de ideia quanto a usar ou não o pagamento por contactless, ele pode mexer novamente nas configurações.

Existem limites para o pagamento com aproximação?

Para garantir a segurança do usuário, há limites de pagamento para as transações contactless. Nos cartões contactless, por razões de segurança, existem valores limites para fazer o pagamento por aproximação sem precisar digitar um PIN.

Em outras palavras, cada pagamento feito por meio de contactless não pode exceder o valor máximo permitido. Esse valor máximo costuma ser definido pela entidade que emitiu o cartão, com base em suas próprias políticas.

Como garantir a segurança do cartão com aproximação?

O terminal não efetua novas transações até que a transação em curso esteja concluída. Adicionalmente, os emissores de cartões definiram um conjunto de elementos de controle para garantir a segurança destes cartões: um montante máximo por transação contactless e um limite de pagamentos consecutivos contactless.

O que o consumidor pode fazer é manter o cartão ou dispositivo com a tecnologia sempre consigo para evitar que terceiros tenham acesso a essa ferramenta.

Veja também: Aplicativos que dão cashback: quais os melhores?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.